Conscientização
Semana do Meio Ambiente será recheada de atrações em Niterói
Abertura do evento acontece neste domingo (2)
A Semana do Meio Ambiente de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, promete diversas atividades para todas as idades, começando com a abertura neste domingo (2), no centro de visitantes da trilha do Caminho Darwin, no bairro Engenho do Mato.
O evento terá a inauguração da sala sensorial e, às 8h30, uma visita guiada à trilha interpretativa do Caminho Darwin com intérprete de libras, incluindo a trilha da nascente d'água e a exposição "O Olhar do Naturalista". Às 10h, o grupo Teatralmente apresentará a peça "Caminho Darwin", também com intérprete de libras.
Às 11h, haverá um show com Duo Alma de Gato, seguido por uma pausa para almoço com venda de lanches do Instituto Mão na Jaca às 12h. Às 14h, serão exibidos curtas sobre temas ambientais promovidos pela Amadarcy, e às 15h, uma oficina de artesanato com reaproveitamento de materiais encerrará o dia.
De segunda-feira (3) a sexta-feira (7), crianças e jovens das escolas municipais da região oceânica de Niterói participarão de visitas guiadas pela Trilha Interpretativa do Caminho Darwin.
Na quarta-feira (5) e no sábado (8), ocorrerão plantios de mudas nativas nas restingas de Itaipu e Itacoatiara, envolvendo crianças e atletas do Festival Itacoatiara Pro.
O Ecoarte no Caminho Darwin é um projeto socioambiental, que une arte e ecologia de forma inclusiva, com o objetivo de incentivar a difusão dos bens e serviços culturais da região do Circuito Turístico Caminhos de Darwin, e assim valorizar o uso sustentável do patrimônio cultural e ambiental de Niteroi.
A gestora do Ecoarte, Bruna Galassi, explica que o projeto está em seu quinto ano de atividades, e que no período adquiriu maturidade para se consolidar como referência e pioneirismo em educação ambiental dentro de unidade de conservação.
“Nesses anos, foram cerca de 15 mil crianças contempladas pelas nossas ações. Trabalhar com crianças e jovens é de extrema importância para toda a sociedade, pois temos como pilar a transformação social e a promoção de uma cultura ecológica. Através de apresentações de teatro, shows, exibições de filmes e oficina de artesanato mostramos que a natureza está integrada ao ser humano”, analisa.
Além das pessoas atendidas diretamente pelo Ecoarte, cerca de 30 mil pessoas passam por ano pelo Centro de Visitantes do Caminho Darwin.
“É um lugar aberto ao público, onde todos podem conhecer fauna e flora da Mata Atlântica. Precisamos primeiro conhecer e valorizar o que temos ao nosso redor para preservá-lo”, completa Bruna.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!