Curiosidade
Saiba o que tem dentro de prédio 'diferentão' no Centro de Niterói
ENFOCO descobriu que aeroviários inauguraram construção
Diferente de todos, o prédio fino que se destaca em meio a imponentes apartamentos na Avenida Marquês de Paraná, 51, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, abriga apenas uma torre de elevador, com 12 andares, responsável por levar os moradores ao interior de um amplo condomínio residencial.
A construção tem cerca de quatro décadas, sendo feita por incentivo da Cooperativa dos Aeroviários, por volta de 1984, segundo a atual administração. No local, ainda moram ex-trabalhadores da Varig, a primeira companhia aérea do Brasil. Eles foram os primeiro residentes.
É uma passarela, na saída da torre, que leva os cerca de 1,5 mil moradores do Condomínio das Vivendas Ícaro I, aos quatro blocos e 416 apartamentos do empreendimento. Cada prédio tem 14 andares.
Há salão de festas, quadra poliesportiva, e área kids. Até um mini-mercado, prestes a funcionar 24 horas, pode ser encontrado.
"Tudo isso aqui era do pessoal da Varig. De uma Cooperativa dos Aeroviários. A Varig depois veio a falir, mas o prédio foi construído para os aeroviários. Nós temos muitos aposentados, já com bastante idade, outros já faleceram. Mas todos que compraram, na época, eram da Varig. Eles moravam aqui porque ficavam próximos dos aeroportos. Aí muitos depois foram vendendo, falecendo, mas ainda temos muitos aí", explica a síndica Suelen Bastos, de 46 anos.
Curiosidade
Morando no condomínio há 22 anos, Suelen diz que a curiosa torre serve para facilitar o acesso. São duas entradas: uma de pedestres, e outra de veículos - sendo o segundo, pelo Bairro de Fátima, através da rua Machado de Assis.
"A torre na Marquês do Paraná é pra facilitar. Porque a entrada do Bairro de Fátima ela é um pouco alta. E, então, alguns moradores tinham muitas dificuldades. O projeto foi feito pela própria construtora. A torre é só a entrada mesmo de elevador. Tem a portaria embaixo, que traz até a passarela, que dá acesso aos blocos. Todo mundo que chega vai direto para o 12º andar. Isolamos os demais andares, porque dá na escada, que é aberta apenas se der problema no elevador", conta Suelen Bastos.
A torre fica em frente à sede do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, a poucos metros de distância do Mergulhão Ângela Fernandes, que dá acesso ao bairro de Icaraí, na Zona Sul da cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!