Prejudicados
Prova de concurso às escuras, na UFF, gera indignação em Niterói
Campus da Praia Vermelha ficou sem luz por horas
Candidatos que realizaram o concurso público da Caixa Econômica Federal, no último domingo (26), reclamam que fizeram a prova às escuras, no campus da UFF da Praia Vermelha, em São Domingos, na Zona Sul de Niterói.
Isso porque a unidade estava sem energia elétrica, no momento em que foi aplicada a avaliação. Segundo a autônoma Joice Lauria, de 37 anos, o campus ficou sem luz em quase todo o período da prova, que teve início às 13h.
Leia +: Tartarugas presas em rede de pesca são achadas mortas em Niterói
Leia +: Agora vai? Cinema Icaraí, em Niterói, retoma processo de licitação
Ela ainda denuncia que os fiscais só avisavam sobre a situação, após os candidatos entrarem nas respectivas salas, já com os celulares confiscados.
Faltando pouco menos de uma hora para o término da avaliação, por volta das 17h, que a energia elétrica voltou, garante a denunciante.
Me senti prejudicada. Todos fizeram a prova, mas estava sem luz, estava difícil para enxergar. Eu adiantei a redação no início, mas a medida que foi escurecendo, ficou praticamente impossível de enxergar e escrever. Como vou fazer cálculos complexos de matemática financeira ou ler em inglês, sem ter luz? Tive que fazer a prova do jeito que deu"
Ainda de acordo com Joice, a apreensão tomou conta dos canditados que estudaram para a prova. Por conta da situação, muitas pessoas não conseguiram focar na avaliação.
"A ansiedade e angústia tomou conta de todos. Os fiscais esperaram todos entrarem nas salas e estarem com os celulares guardados para comunicar a falta de luz. Aí quando começou a prova tivemos que correr para tentar fazer antes de escurecer. Um rapaz do meu lado não parava de perguntar a hora para o fiscal, mas isso piorou a minha ansiedade e eu simplesmente não consegui me concentrar na prova", contou Joice, que também afirmou que vai entrar com recurso por se sentir prejudicada.
O que dizem os citados?
A Universidade Federal Fluminense (UFF) disse que a aplicação das provas ocorreu sem maiores problemas apesar da falta de luz,
"O bairro de Boa Viagem, onde está localizado o campus da Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense (UFF), enfrentou uma interrupção no fornecimento de energia elétrica devido à queda de árvores sobre a fiação. Imediatamente, a UFF entrou em contato com a Enel para resolver o problema. Apesar de não termos sido causadores do incidente, estamos cientes do problema que poderia causar aos alunos e comunicamos a eles no início das provas. A aplicação dos exames no campus transcorreu sem maiores intercorrências, graças aos esforços para contornar a situação. A Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia, enviou uma equipe ao local para realizar os reparos necessários e restabelecer completamente o serviço", explicou a universidade em nota.
Também em nota, a Enel confirmou a causa e a solução do problema. "A Enel Distribuição Rio esclarece que a falta de energia no Campus Praia Vermelha, durante a tarde do último domingo (26), foi causada pela queda de uma árvore sobre a rede elétrica. Técnicos da companhia foram enviados ao local e fizeram os reparos necessários, normalizando o fornecimento por volta das 16h".
A Cesgranrio, banca examinadora do concurso, não respondeu à reportagem do ENFOCO.
O concurso
O concurso da Caixa Econômica Federal ofereceu 4.050 vagas para todo o Brasil, sendo 4 mil de nível médio para os cargos de Técnico Bancário Novo e Técnico Bancário em TI e 50 vagas de nível superior para os cargos de Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho. As remunerações ofertadas variam entre R$ 3.762.00 a R$ 14.915,00.
Somente candidatos vinculados ao polo do Rio Grande Sul não realizaram as provas em decorrência da tragédia que assola o estado há cerca de 1 mês. Uma nova prova deve ser feita para os afetados.
Para quem for aprovado, a convocação será a partir de setembro deste ano.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!