Paraíso
Praia do Sossego é indicada a título internacional de novo; veja
Recanto niteroiense já levou o título três vezes consecutivas
A Praia do Sossego, localizada na Região Oceânica de Niterói, foi indicada pela quarta vez como concorrente ao prêmio Bandeira Azul, um dos mais importantes títulos internacionais dedicados à gestão ambiental de praias, marinas e embarcações de turismo. Este reconhecimento, parte de um programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco, destaca iniciativas exemplares na preservação do ecossistema marinho.
Das 56 inscrições avaliadas este ano, 38 praias e 11 marinas foram aprovadas para recomendação ao júri internacional, que se reunirá em setembro, em Copenhague, Dinamarca.
O veredito final será anunciado em outubro.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, falou sobre a indicação e citou as ações de políticas públicas que estão sendo aplicadas.
"Temos desenvolvido várias ações de sustentabilidade e preservação ambiental, 56% do território de Niterói é hoje composto por áreas protegidas. Continuamos trabalhando para ampliarmos cada vez mais as nossas ações e políticas públicas de preservação e mais essa indicação é uma prova de que estamos no caminho certo", afirmou
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói tem realizado esforços significativos em educação ambiental, promovendo o uso responsável da Praia do Sossego para recreação e turismo sustentáveis.
"Estamos trabalhando muito para garantir a preservação de nossos espaços. E as intervenções são necessárias até mesmo para mostrar aos frequentadores a importância de preservar aquele local", destacou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente de Niterói.
Segundo a Prefeitura, a Praia do Sossego passou recentemente por melhorias significativas em sua infraestrutura, incluindo a instalação de duchas, banheiros e lava-pés, além de adaptações para melhor acessibilidade e enriquecimento ambiental, como uma escada de pedra bioconstruída, mirantes acessíveis e jardins de chuva para manejo das águas pluviais.
Júri nacional do prêmio
O júri nacional do Programa Bandeira Azul Brasil deste ano incluiu representantes de diversas entidades, como Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Embratur, entre outras, responsáveis por avaliar rigorosamente o cumprimento dos critérios que definem as praias e marinas qualificadas para o prêmio, a serem então submetidas ao júri internacional.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!