Prisões
Posto de combustíveis de Niterói é flagrado com 'gato' de energia
Enel e a polícia fizeram operação em São Francisco e Sapê
Quatro pessoas foram presas por furto de energia em Niterói, nesta sexta-feira (17). Com apoio da Polícia Civil, a Enel encontrou irregularidades em quatro unidades consumidoras nos bairros de São Francisco e Sapê, em Niterói, sendo um posto de combustíveis, outro comércio e duas residências. os acusados foram encaminhados para a 79ª DP (Jurujuba).
Nos dois imóveis residenciais e na padaria, os técnicos removeram ligações diretas na rede da Enel, sem passar pelo aparelho de medição de consumo. No posto de combustíveis, situado na Avenida Rui Barbosa, que não estava registrado na base de clientes da companhia, o medidor de energia encontrava-se com os selos rompidos e com uma placa eletrônica interna.
Em todos os casos, foi aplicado o Termo de Ocorrência de Inspeção, formalizando a verificação das irregularidades. Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
De acordo com a Enel. no ano passado, foram encontrados 170 mil casos de furtos de energia na área de concessão da companhia. O município de Magé liderou o ranking de irregularidades, com quase 56 mil ocorrências e índice de 41,6% de perdas de energia. São Gonçalo vem na sequência, com 35 mil incidências e 38,4% de perdas, seguido pelas localidades de Araruama, com mais de 5 mil registros (29%) Cabo Frio, com 4 mil flagrantes (24,3%) e Angra dos Reis com 11 mil registros (23%).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!