'Bem-Te-Vi'
Plástica de graça: crianças farão cirurgia reparadora em Niterói
Ação contemplará menores de 1 mês a 14 anos de idade
O Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, vai realizar no dia 4 de julho o ''Projeto Bem-Te-Vi'', que abrange as áreas da cirurgia plástica, dermatologia clínica e cirúrgica e psicologia.
A ação contempla crianças de 1 mês e 14 anos de idade e vai atender casos como orelha de abano (maior que 7 anos), retirada de nevos, verrugas, lipomas, queloide, fibrose pós- queimadura, dedo extranumerário, cistos, avaliação dermatológica, acne, entre outros. Para participar do projeto, é necessário a realização da inscrição pelo link https://bit.ly/projetobemtevigetulinho até o próximo dia 21.
“O Projeto Bem-Te-Vi busca fortalecer a autoestima e o bem-estar de crianças e pré-adolescentes por meio do atendimento multiprofissional, que inclui procedimentos médicos e apoio preparando para lidar com críticas e desenvolvimento de imagem pessoal positiva e saudável”, explica a secretária de Sáude, Anamaria Schneider, reforçando que a atividade ocorrerá no período de férias escolares.
Para participar do projeto, o responsável deverá fazer a inscrição da criança por meio de um formulário preenchendo as informações solicitadas. Baseado nessas informações é realizada uma pré-seleção de acordo com o perfil do hospital e critérios de priorização.
Os pré-selecionados são chamados para a consulta na especialidade médica correspondente ao caso. A partir da consulta médica, os pacientes são selecionados para o projeto e, caso seja indicado, tem seu procedimento agendado.
A diretora geral do Getulinho, Elaine Lopez, conta sobre a elaboração do projeto e sua importância.
“O projeto surge da percepção de que é preciso apoiar as crianças e adolescentes na aceitação de sua imagem pessoal, oferecendo ferramentas emocionais e sociais para lidar com dificuldades relacionadas à aparência”.
De forma complementar, o serviço de psicologia realizará dinâmicas de sala de espera para a conscientização e capacitação de pais, educadores e profissionais de saúde e apoio emocional às crianças e adolescentes.
“Assim, o Getulinho também se propõe a apoiar pacientes e seus responsáveis do ponto de vista emocional e psicológico, ampliando o debate sobre a autoestima para além da aparência física”, complementa Elaine.
A proposta é realizar o Dia D do projeto Bem-Te-Vi em único dia, porém, caso a demanda seja grande, as crianças serão acolhidas na agenda regular das especialidades durante o mês de julho, considerando os mesmos critérios de seleção.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!