TRE
Perrengue! Eleitores madrugam para regularizar título em Niterói
Algumas pessoas passaram mal; prazo encerra nesta quarta (8)
Uma grande fila voltou a se formar na manhã desta quarta-feira (8), no Tribunal Regional Eleitoral de Niterói, no Centro da cidade. É que a data marca o último dia para regularizar o título de eleitor. Por conta do calor intenso, alguns chegaram a passar mal.
Muitos eleitores madrugaram na fila, devido a alta demanda. Esse já é o segundo dia consecutivo com fila intensa no local. Na tarde desta terça-feira (7), muito aguardaram até tarde para conseguirem atendimento.
Uma dessas pessoas foi a confeiteira Jhenifer Rosa, de 32 anos, que está tentando cadastrar a biometria.
“Cheguei ontem às 11h, sai da fila já era 16h30. Não tem banheiro, se você não tiver dinheiro você fica com fome, fica com sede. Organização? Nenhuma! Tem pessoas que guardam lugares para outras, entram duas, três pessoas na frente. São muitas informações desencontradas, preferencial no sol, sem lugar para sentar! A gente que trabalha, tem patrão que não libera, a gente acaba vindo de última hora”, reclamou.
A primeira a chegar na fila foi a auxiliar de serviços domésticos Maria de Lourdes, de 49 anos. Ela está tentando transferir o título de eleitor e, para isso, chegou ao local de madrugada, por volta de 2h. Ela precisou trocar o plantão no trabalho para conseguir ir ajeitar a documentação.
“Meu filho veio me deixar, tinha polícia na rua, mas mesmo assim a gente fica preocupada com alguma coisa acontecer. Estou cansada, meus olhos já estão ardendo, não dormi. Eu estou querendo transferir o meu título para Niterói. Espero que eu consiga! Estão prometendo abrir mais cedo, vamos ver!”, diz esperançosa.
A professora Raquel Silva, de 50 anos, trouxe o filho e mais seis colegas para tirarem o primeiro título de eleitor. A turma veio preparada: cangas, lanche, água e cadeiras.
“Trouxe meu filho e alguns colegas, a gente se mobilizou no grupo da escola e a gente alternou, tinham outros pais aqui. Cheguei aqui 4h30, trouxemos lanches, cangas, viemos preparados, deixamos para a última hora, quando a cabeça não pensa, o corpo paga!”, brinca.
Os eleitores precisam colocar em dia serviços como cadastramento biométrico, emissão de primeira via do documento, mudança de endereço ou transferência do local de votação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!