Licitação
Niterói anuncia obras para recuperar lagoas na Região Ocêanica
Obra vai promover a estabilização estrutural do Túnel do Tibau
A Prefeitura de Niterói publicou, nesta terça-feira (15), o edital de licitação para a contratação de empresa responsável pelo projeto executivo e pela execução das obras de estabilização estrutural definitiva do Túnel do Tibau, no bairro de Piratininga, na Região Oceânica da cidade.
De acordo com o prefeito Axel Grael, o túnel, construído anos atrás pelo Governo do Estado, sofreu "problemas sérios" devido ao colapso de rochas, comprometendo sua eficiência. O objetivo da obra é melhorar a qualidade da água da Lagoa de Piratininga, sendo uma das ações mais importantes para a recuperação do sistema lagunar da região.
"Publicamos hoje no Diário Oficial a recuperação do Túnel do Tibau, uma obra fundamental para melhorar a qualidade da água da Lagoa de Piratininga. Esta é uma das ações mais importantes para a recuperação do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, um compromisso que assumi com a cidade", disse o prefeito de Niterói, Axel Grael.
A licitação está prevista para o dia 8 de novembro, com o edital disponível no site da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). Dionê Castro, coordenadora do Programa PRO Sustentável, destacou que o projeto envolve a reforma do sistema de contenção do túnel, a instalação de uma comporta e a estabilização das áreas colapsadas e fragilizadas.
As obras têm como foco garantir a "estabilização definitiva" do túnel, prevenindo novos desplacamentos de rochas.
“Tendo em vista a atual situação de riscos de novos desplacamentos de rochas no interior do túnel do Tibau, serão feitos projetos executivos de reforma do sistema de contenção do lado da lagoa, projeto de instalação da comporta do lado do mar e projeto geotécnico para estabilização das áreas colapsadas e fragilizadas, de modo a obter a estabilização definitiva do túnel do Tibau”, detalha Dionê.
Canal de Itaipu
Além disso, a Prefeitura continua com a recuperação do Canal de Itaipu, que faz a ligação entre a Lagoa de Itaipu e o mar. Com um investimento de R$ 44 milhões, a obra visa desassorear o canal, resolvendo um passivo ambiental na Região Oceânica.
A previsão é de que essa intervenção seja concluída em 15 meses.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!