Acidente
Navio atinge estaleiro em Niterói e causa desespero; vídeo
'Vai bater', alerta testemunha que gravou a cena
Um navio colidiu contra o Estaleiro NitPort, na Ponta D’Areia, em Niterói, nesta terça-feira (25). O impacto, registrado em vídeo, viralizou nas redes sociais. Nas imagens, um homem tenta alertar à distância: “Vai bater!”. Mas a advertência não impede o choque. Até o momento, não há informações sobre feridos.
A causa do incidente ainda está sendo apurada. As imagens mostram que a embarcação era rebocada por um barco específico no momento da manobra.
A Praticagem do Brasil informou que não havia prático a bordo, já que o navio estava dispensado dessa obrigatoriedade pela Autoridade Marítima. As situações que permitem dispensa de prático estão previstas na NORMAM-311/DPC, norma da Marinha que regula o serviço.
O navio envolvido, o Normand Flower, é uma embarcação usada para o transporte de suprimentos, equipamentos e outros materiais destinados a plataformas de petróleo e unidades marítimas.
Procurada, a PortosRio informou que, segundo dados repassados pela Agência Marítima responsável pela embarcação, "o incidente ocorreu durante a manobra de desatracação do Estaleiro Mac Laren. Durante o procedimento, o navio, que estava sob máquina e com apoio de rebocador, reagiu de forma oposta ao comando recebido, encostando com a popa na estrutura do cais do Terminal da NitPort, área pertencente ao Porto de Niterói".
A autoridade portuária afirmou que havia pessoas a bordo, mas ninguém ficou ferido. Ainda segundo a nota, o trecho da doca atingido foi interditado para avaliação técnica.
A PortosRio acrescentou que "a embarcação é de bandeira brasileira e pertence à empresa Solstad Navegação Marítima Ltda".
Procurado, Estaleiro NitPort ainda não se manifestou sobre o caso até a publicação da matéria.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




