Polêmica
Moradores temem foco de dengue em lago na Zona Norte de Niterói
Proprietário do espaço afirma que local é inspecionado todo ano
Moradores do bairro do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, temem um possível foco de dengue em um lago na Rua Desembargador Lima Castro. Segundo eles, já foram feitas reclamações para diversos órgãos, mas até o momento o problema não foi solucionado. O proprietário do imóvel onde o lago está instalado, informou que uma inspeção já foi realizada, e não foram encontrados focos do mosquito transmissor da doença.
"Todo mundo aqui em casa já teve dengue. Por volta das 18h, tenho que fechar todas as portas e janelas porque há muitos mosquitos. Gasto muito com repelente e tenho que fechar a casa toda por causa desses mosquitos", contou uma moradora próxima ao imóvel citado que preferiu não se identificar.
Segundo outro morador, o lago foi intencionalmente criado pelo proprietário da casa e, desde então, tem sido um foco de proliferação da dengue. A informação é contestada pelo motorista e dono do imóvel Ricardo Valente, que afirma que o problema surgiu após um antigo vizinho bloquear o acesso a uma nascente da casa ao lado.
"Depois que ele bloqueou essa passagem da nascente. Esse pequeno lago se formou e, com o tempo, foi crescendo cada vez mais. Quando percebemos, já estava desse tamanho. Na época, ficamos preocupados com a possibilidade de ser um foco de dengue. Então colocamos alguns peixes lá dentro. No entanto eles se reproduziram e agora há mais de 300 peixes ali", revelou Ricardo.
Ricardo também informou que a cada seis meses, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói faz uma visita para verificar a presença de larvas no lago, monitorando a qualidade da água.
"Há muitos peixes lá, incluindo carpas e tilápias, e o local se tornou uma pequena ecossistema, com aves que vêm se alimentar dos peixes. Além disso, de acordo com o Controle de Zoonoses, as tilápias se alimentam dos ovos de dengue, e nunca tivemos um foco da doença em minha casa. Ninguém aqui contraiu a doença até agora", alegou Ricardo.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o local é constantemente monitorado pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses. Uma equipe irá retornar para nova vistoria.
"A presença de peixes evita as larvas devido ao controle biológico realizado por eles, ao se alimentarem", enfatizou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!