Manifestação
Moeda Arariboia: famílias que ficaram de fora fazem novo protesto
Grupo reivindica a mudança da gestão municipal
Famílias que ficaram de fora da nova lista de beneficiados pela Moeda Araribóia, em Niterói,, na Região Metropolitana do Rio, fizeram um novo protesto, na manhã desta quinta-feira (16) em frente ao prédio da prefeitura da cidade.
O grupo reivindica a mudança da gestão municipal, que deixou de fora quase 13 mil pessoas sem o direito de receber, todo mês, o valor do benefício.
Leia+: Quase 13 mil famílias ficam sem Moeda Social Arariboia, em Niterói
Segundo a Prefeitura de Niterói, a medida atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e seguiu as diretrizes de transparência.
O crédito relativo ao mês de maio foi pago no último sábado (11). A reação das milhares de famílias desassistidas foi imediata.
A pasta explicou que, para ter direito ao benefício, é necessário que o cidadão esteja com o cadastro do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal em dia, se enquadre no perfil socioeconômico da Moeda Arariboia, que utiliza o mesmo critério do programa federal que estabelece o limite de renda per capita familiar de até R$ 218 e seja morador de Niterói.
Procurada, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) voltou a reforçar que, após atualização mais recente de beneficiários do Programa Moeda Social Arariboia, 21 mil novas famílias tiveram acesso ao programa, zerando a lista de espera, e famílias que estavam fora dos critérios de concessão deixaram de receber o benefício.
"Com isso, o programa passa a ter 45 mil famílias beneficiadas, que já receberam a parcela referente ao mês de maio no último sábado (11)", enfatizou.
Análise
Ainda conforme a prefeitura, uma comissão formada por representantes do grupo que pede a inscrição no cadastro do benefício será recebida pela Assistência Social, "que vai analisar cada caso para verificar se os postulantes se enquadram nos critérios do programa".
Moeda
A Moeda Social Arariboia foi criada pela gestão municipal para apoiar o combate às desigualdades sociais. O auxílio é direcionado a famílias em situação de pobreza e pobreza extrema.
"A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) informa que, após atualização mais recente de beneficiários do Programa Moeda Social Arariboia, 21 mil novas famílias tiveram acesso ao programa", informa.
Informações sobre o benefício podem ser obtidas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) onde a pessoa possui o cadastro, nas agências do Banco Arariboia ou através do e-mail bancoarariboia@gmail.com.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!