Desesperos
Madrugada de caos! Niterói registra recorde histórico de chuvas
Diversas ruas ficaram alagadas e houve deslizamento
A madrugada deste domingo (14) foi de medo e desespero para moradores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. As chuvas intensas registraram recorde de volume da cidade, deixando diferentes pontos alagados e acionando diversas sirenes de alerta da Defesa Civil.
A chuva chegou a 120,2 milímetros no período de uma hora, o que representa mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro. Na Avenida Rui Barbosa, subida da Estrada da Cachoeira, em São Francisco, houve um deslizamento de encosta e uma árvore foi parar no meio da estrada.
Na Rua Lemos Cunha, em Icaraí, também na Zona Sul, carros da 77° DP ficaram quase submersos devido ao nível em que a água chegou.
Niterói entrou em estágio de alerta máximo às 2h15 deste domingo. Este é o quarto em uma escala de quatro estágios, de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia. Nas últimas horas, foram acionadas as sirenes das comunidades do Morro do Estado, Morro da Penha, Boa Vista, Jurujuba, Cavalão, Preventório, Travessa Beltrão e Morro do Palácio. Há relatos de deslizamentos no Beltrão.
Segundo a Prefeitura de Niterói, a "Defesa Civil foi acionada na madrugada deste domingo para o deslizamento de uma casa no Beltrão. Quando a equipe chegou ao local, não havia moradores. Não há registro de feridos. O local do desmoronamento foi interditado e isolado. Antes da ocorrência, a sirene da comunidade já havia sido acionada. E imediatamente foi aberto um ponto de apoio, na sede da associação de moradores, para o abrigo da população local. Esse trabalho foi feito em conjunto com voluntários e lideranças do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec)."
Mais de 350 agentes da Prefeitura de Niterói estão atuando nas ruas para mitigar os impactos da chuva, entre operadores da NitTrans, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), da Defesa Civil, da Assistência Social e Samu.
A Defesa Civil recomenda que os niteroienses evitem deslocamentos. As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar. E caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio já estabelecidos, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.
A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) está sendo atualizado com boletins das chuvas.
Sirenes em São Gonçalo
Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, 16 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil devido às chuvas deste sábado (13), todas sem vítimas.
Nas últimas 24h, os bairros com maiores índices pluviométricos foram:
1- Gradim 114,2mm
2- Sete Pontes 82,2mm
3- Tenente Jardim 81,8mm
Nenhuma sirene foi acionada nas últimas horas; portanto, nenhum ponto de apoio foi aberto. Se voltar a chover forte e as sirenes forem acionadas, os pontos de apoio serão abertos.
Sete pessoas estão em um abrigo no Bandeirantes desde a quinta-feira (11). Essas pessoas estão recebendo auxílio da Secretaria de Assistência Social.
No final da noite do sábado (13), a Defesa Civil informou por SMS o transbordo do Rio Alcantara no Parque Sao Sebastiao/Jardim Nova Republica, e alertou para iminência de transbordo do Rio da Aldeia, em Ipiiba, de acordo com o INEA.
Equipes da Defesa Civil estão nas ruas desde o início da chuva na ultima sexta-feira (12) para atender eventuais ocorrências. Em casos de emergência, ligue 199.
Equipes da Conservação também estão nas ruas auxiliando na limpeza.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!