Retorno já!
Lojistas de shopping que desabou em Icaraí pedem socorro
Prédio está interditado após fachada cair
Lojistas do Centro Comercial Icaraí, popularmente conhecido como “Shopping das Galinhas”, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, colaram cartazes nas janelas de seus estabelecimentos, nesta segunda-feira (15), para cobrar mais agilidade na retirada dos escombros para o retorno às atividades ainda esta semana.
O prédio, que possui 85 lojas, está com tapumes ocupando a calçada e parte do espaço destinado a estacionamento de veículos. A reforma no 4º andar, cuja fachada desabou no último dia 7, acontece há cerca uma semana, segundo os comerciantes que lojas no prédio. Foi possível ver funcionários trabalhando no local, na tarde desta segunda.
Leia +: Lojistas fecham rua de Icaraí após desabamento de shopping
Leia +: Shopping de Icaraí é esvaziado após queda de fachada: ‘Sem prazo'
Leia +: Fachada de shopping desaba na Zona Sul de Niterói; vídeo
Um dos lojistas, Pedro Araújo, criticou a demora no retorno às atividades.
“A gente não tem alguém que dê um dado exato, uma informação concreta. Está tudo muito vago. Muitos comerciantes estão prejudicados, e não recebemos nenhum valor, um ressarcimento que seja por danos causados”, relatou o proprietário de dois salões de beleza no local.
Outro comerciante, Rafael Cardoso, que tem uma loja de música, acredita que é possível voltar ao trabalho ainda esta semana.
“A Defesa Civil esteve aqui no local e já retirou uma parte dos escombros. A grande preocupação deles é a liberação do último andar, onde foi a queda e seria uma academia. Mas, aparentemente, poderemos voltar a trabalhar entre quarta e quinta-feira desta semana, por uma entrada na lateral da galeria”, explicou Rafael.
Segundo o síndico Felipe Faver, não há mais riscos na estrutura do prédio como um todo.
“O relatório da Defesa Civil já mostrou que não tem nenhum dano estrutural no prédio como um todo. Eles estiveram aqui no último sábado e retiraram uma parte dos escombros. Tenho uma loja na galeria e também me preocupo”, disse.
A Prefeitura de Niterói disse que "a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informa que o prédio continuará interditado até que os proprietários concluam todas as medidas de mitigação de riscos remanescentes. Os responsáveis, que foram notificados no sábado (13), têm o prazo de 48 horas para concluir as adequações".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!