Atualização
IPTU de Niterói sofre reajuste
Há desconto para pagamento à vista

Os niteroienses já podem se preparar: o Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) 2026 vem aí com reajuste de 5,17%, acompanhando a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre outubro de 2024 e setembro de 2025. A medida não é um aumento “extra”, mas uma atualização no valor do imposto.
A boa notícia é que quem pagar o imposto à vista até o dia 6 de fevereiro de 2026 vai ter 10% de desconto no valor do IPTU. Já quem preferir parcelar pode dividir o pagamento em até 11 vezes, com vencimentos de fevereiro a dezembro de 2026, sem desconto.
Os carnês e guias de pagamento serão enviados pelos Correios em janeiro, mas quem não receber até o dia 16 de janeiro pode emitir a 2ª via no site da Prefeitura (clique aqui).
Além do IPTU, a cobrança também inclui a taxa de coleta de lixo (TCIL) e a taxa de fiscalização sanitária (TFVS).
Resumo dos prazos
Desconto de 10%: até 6 de fevereiro de 2026 (pagamento à vista)
Parcelado: 11 cotas de fevereiro a dezembro
Carnês chegam até: 16 de janeiro de 2026
Site da Fazenda: www.fazenda.niteroi.rj.gov.br
Reajustes são anuais, esclarece Secretaria
A Secretaria Municipal de Fazenda informou, em nota, que "a forma e os prazos de pagamento, assim como o índice oficial de atualização dos valores referente aos tributos municipais são estabelecidos anualmente, por meio de Resolução, no Calendário de Recolhimento de Tributos Municipais (Cartrim)".
A Secretaria também esclareceu referido índice de reajuste do IPTTU corresponde à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período de outubro de 2024 a setembro de 2025, que foi exatamente de 5,17%. "Desse modo, os valores venais dos imóveis localizados em Niterói serão atualizados em 5,17%, a fim de determinar o valor do IPTU em 2026", completou a Pasta.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




