Mudança
Frente fria avança e pode mudar o tempo em Niterói
Previsão indica instabilidade e risco de temporais

O avanço de uma frente fria, em combinação com a umidade elevada a partir desta sexta-feira (12), coloca Niterói e o Rio de Janeiro sob um cenário de tempo instável ao longo do fim de semana. No município niteroiense, o sábado (13) deve começar abafado, com aumento de nuvens e possibilidade de chuva ao longo do dia.
Na cidade sorriso, a previsão aponta temperaturas entre 25°C e 32°C, com sensação de abafamento desde as primeiras horas da manhã. O sol aparece entre nuvens, mas a tendência é de mudança ao longo da tarde e da noite, quando há 66% de chance de pancadas de chuva, com acumulado estimado em 2,9 mm.
A umidade relativa do ar deve oscilar entre 60% e 95%, e os ventos sopram fracos, a 3 km/h, vindos do Nordeste.
A Defesa Civil do município orienta atenção para possíveis alagamentos pontuais, principalmente porque a chuva prevista pode ocorrer em períodos curtos e localizados.
No Rio de Janeiro, o padrão se repete: sol entre nuvens, calor e pancadas de chuva no fim da tarde em diferentes bairros. As temperaturas variam entre 24°C e 34°C, segundo a previsão.
No domingo (14), ainda há previsão de pancadas rápidas no centro-sul do País. Entre as áreas sob atenção estão a Região Serrana do Rio, centro-sul de São Paulo, Zona da Mata e sul de Minas Gerais, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Praias de Niterói próprias para banho
Mesmo com o tempo instável, o banho de mar segue liberado em quase todo o litoral. Estão classificadas como próprias as praias do Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.
Já São Francisco e Charitas aparecem como impróprias, enquanto Jurujuba figura como parcialmente imprópria. Para surfistas, a expectativa é de ondas entre 1 m e 1,5 m em Itacoatiara.
Risco de tempestades
A frente fria que atinge o País intensifica as chuvas em outras regiões. De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), há risco de temporais no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso vermelho para áreas específicas, indicando grande perigo devido a temporais, com possibilidade de rajadas de vento, raios e queda de granizo.
O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Molina Schnorr, afirma que as chuvas podem ocorrer em curtos períodos, com risco de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e danos à rede elétrica.
Novo sistema de alertas
O novo sistema Defesa Civil Alerta já está em operação e permitirá o envio de notificações diretamente para celulares em áreas de risco elevado. As mensagens surgem em destaque na tela, acompanhadas de alerta sonoro, mesmo com o aparelho no modo silencioso.
A tecnologia funciona em redes 4G e 5G e é compatível com aparelhos Android e iOS lançados a partir de 2020.

André Silva
Repórter
Bastante ativo na cobertura cultural, ja foi contemplado com o Prêmio Themis de Jornalismo, concedido pelo TJRS. Além da cultura, caminha por várias editorias, inclusive em cobertura de eventos internacionais, como a Cúpula do G20 e o encontro dos Brics.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



