Paciência!
Falta senha e sobra fila em posto conveniado com Detran, em Niterói
Agendamentos de serviços são escassos, segundo relatos
Longas filas e distribuição limitada de senhas complicam a vida dos cidadãos que precisam de atendimento no posto do Detran conveniado com a prefeitura de Niterói, localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Piratininga, na Região Oceânica da cidade. A prefeitura argumenta que já estão sendo providenciados novos equipamentos para ampliar o serviço, que é originalmente de responsabilidade do órgão estadual.
No local, a população visa retirar a primeira e a segunda vias da carteira de identidade. Em breve, será possível tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - mas segundo relatos, tudo isso tem sido difícil.
O atual cenário tem gerado frustração e repetidas tentativas para conseguir atendimento. Na manhã desta terça-feira (23), o ENFOCO presenciou o fato no local.
A dona de casa Rosilene Ribeiro, de 57 anos, disse que para conseguir emitir a segunda via de seu RG, ela precisou ir ao posto quatro vezes.
Nas primeiras três tentativas, Rosilene se deparou com longas filas e não conseguiu ser atendida. Somente na quarta tentativa, chegando bem cedo, ela conseguiu realizar o procedimento.
"Todas as vezes que eu vim aqui havia muita gente na fila. Eu cheguei cedo, mas já tinha muita gente mesmo. Eles dão poucas senhas e a gente acaba não conseguindo atendimento. São apenas 20 senhas disponibilizadas", reclama Rosilene.
Fila
A recepcionista Lais Marques, de 30 anos, enfrentou uma situação semelhante ao tentar fazer o RG de seu filho de 10 anos. A segunda tentativa frustrada ocorreu nesta segunda-feira (22). Nesta terça, ela voltou e conseguiu ser a sétima da fila e finalmente será atendida.
"Essa é a terceira vez que estou vindo aqui com o meu filho. Ontem mesmo nós estivemos aqui e não conseguimos fazer a carteira de identidade porque tinha muita gente na frente. Da outra vez a fila estava dando a volta. Chegamos aqui às 6h30. Agora vamos conseguir ser atendidos", confirmou Lais.
'Madrugou'
Iara José Guimarães, de 61 anos, chegou à unidade às 4h50, garantindo ser a primeira da fila. "Essa é a segunda vez que venho aqui. Agora tenho certeza que vou conseguir ser atendida", disse esperançosa.
Controvérsias
O posto de atendimento do órgão estadual no prédio da Administração Regional da Região Oceânica, em Piratininga, foi inaugurado em 14 de junho, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O convênio com o município, segundo anunciado, tem o objetivo de atender às necessidades da população de Niterói. E atende por ordem de chegada, diferente dos postos próprios do Detran, que só atendem por agendamento.
No entanto, há controvérsias entre os moradores, que esperam por uma solução que possa agilizar o atendimento e aumentar o número de senhas disponibilizadas.
Se a gente entra no site para agendar para tirar uma identidade, nunca tem vaga, nem pra Niterói e nem São Gonçalo, só para o Rio [...] Você tem que chegar 7h da manhã para pegar senha e começar a ser atendido às 10h da manhã. E só dão 20 números
A previsão é de que novos postos de atendimento do Detran sejam instalados nos prédios de mais quatro administrações regionais: Centro/Ponta da Areia; Engenhoca; Barreto e Santa Rosa.
"Eu estou tentando fazer o agendamento há dois meses. Meus esposo já foi lá no Cisp às 6h, mas não conseguiu pegar a senha. Como não conseguimos atendimento em um órgão público? Temos que madrugar nos postos e mesmo assim não conseguimos atendimento", finalizou Thainá.
O que dizem os citados
Procurado, o Detran.RJ frisou que o posto em questão é operado pela Prefeitura de Niterói, por meio de convênio e informou que o órgão disponibiliza cerca de 11 mil vagas diárias para agendamento de serviços de carteira de identidade em todo o Estado do Rio.
As vagas são oferecidas todos os dias para agendamento através do site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042).
"As vagas são disponibilizadas em diferentes momentos do dia. Se o usuário não conseguir encontrar uma vaga disponível em determinada hora do dia, deve tentar em outro horário. É importante lembrar que muitos municípios possuem, além das unidades próprias do Detran, postos conveniados com as prefeituras, que atendem por ordem de chegada. Há também a possibilidade de fazer o documento em cartórios conveniados com o Detran. O usuário deve consultar a lista de postos de seu município no site do Detran", enfatiza a nota.
O departamento reitera que a nova identidade (CIN) pode ser requerida até 2032. Portanto, não há necessidade de correria aos postos, para não ocupar a vaga de quem realmente precisa do documento.
"Pede-se também ao usuário que desistir de fazer um serviço agendado que cancele este agendamento no site, para permitir o uso da vaga por outra pessoa. Todos os dias, centenas de usuários não comparecem para fazer os serviços agendados. Todas as denúncias são encaminhadas à Corregedoria do Detran", finaliza.
O serviço de identificação civil, o sistema e o agendamento são de responsabilidade do Detran, órgão do Governo do Estado. Não há qualquer gestão ou gerência da Prefeitura de Niterói nas vagas ofertadas no site do Detran para as unidades próprias de atendimento, como as de Niterói e São Gonçalo.
Já a Prefeitura de Niterói ressaltou, em nota, que o convênio com o Detran visa diminuir o deslocamento e facilitar a vida dos moradores, uma vez que a cidade tem somente outros dois postos específicos do órgão na cidade, em pontos diferentes da cidade. Não há agendamento para atendimento nos postos em parceria com a Prefeitura.
"A unidade (Piratininga) foi inaugurada há menos de dois meses e já atendeu aproximadamente 600 pessoas nesse período, com uma média de 21,22 atendimentos por dia. A unidade da RO possui um equipamento habilitado para realização do serviço que leva, em média, 30 minutos para concluir cada atendimento (sistema é próprio do Detran e o mesmo utilizado em todas as unidades). A Prefeitura está em processo burocrático para compra de novos equipamentos para que seja viável ampliar o número de atendimentos. Por dia, eram distribuídas 30 senhas, sendo que muitas pessoas iam embora e levavam a senha para tentar atendimento em outro dia. Sendo assim, a equipe passou a anotar o nome e atender quem está no dia e, mesmo quando encerra o horário de atendimento e fecha o posto, quem já recebeu a senha tem a garantia de atendimento e aguarda no interior do CAC. O atendimento é realizado, diariamente, das 9h às 16h, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). A partir das 8h, os funcionários anotam os nomes dos cidadãos presentes, por ordem de chegada, e separa as senhas comuns das prioritárias para iniciar o atendimento às 9h", explicou a Prefeitura na nota.
Em Niterói, há duas unidades do Detran onde os serviços são prestados: um no Centro (Niterói Shopping) e um na Zona Norte (Fonseca), além de duas unidades do órgão estadual em parceria com a Prefeitura: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Caminho Niemeyer) e CAC da Região Oceânica.
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