Fake?
Empresas explicam vídeo sobre uso de Pix em validadores de ônibus
Imagens circulam em redes sociais
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) explicou nesta segunda-feira (28) sobre um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, uma pessoa que se identifica como motorista de ônibus afirma que os validadores de passagem da Riocard passaram a aceitar pagamentos por Pix. A informação, no entanto, é falsa, conforme esclareceu o sindicato ao ENFOCO.
Atualmente, a única possibilidade de utilização desse método de pagamento é para recarga de cartões, processo que pode ser realizado pelo WhatsApp com Tomais, assistente virtual da Riocard Mais, ou pelo aplicativo.
De acordo com o Setrerj, o pagamento por Pix não é autorizado diretamente nos validadores. A entidade informou que o QR Code exibido no vídeo é de uso exclusivo dos técnicos de manutenção, sendo empregado apenas para identificação do validador e sem funcionalidade acessível aos usuários para pagamentos.
Veja o vídeo
A Setrerj esclareceu também que, "apesar de estar em processo de implementação do sistema de pagamento via QR Code nos validadores, essa função ainda se encontra em fase de testes internos e foi implantada inicialmente em algumas estações do metrô, como Pavuna e Central". Nesses pontos, o QR Code para pagamento está disponível de forma impressa nas bilheterias.
A empresa reforçou que, diferentemente do que se sugere no vídeo, o Pix não é aceito para pagamento direto nas catracas e validadores, sendo apenas uma opção de recarga pelo aplicativo da Riocard Mais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!