Logo Enfoco


    Tecnologia

    Drones serão usados no combate à violência em Niterói

    Programa será lançado no próximo mês, segundo o prefeito

    Publicado 25/04/2025 às 20:51 | Atualizado em 25/04/2025 às 21:06 | Autor: André Silva
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Segundo Neves, sistema vai permitir uma resposta mais rápida em situações de emergência
    Segundo Neves, sistema vai permitir uma resposta mais rápida em situações de emergência |  Foto: Péricles Cutrim

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou em evento nesta sexta-feira (25) que a cidade vai começar a usar drones no patrulhamento das ruas. A medida faz parte do programa “Niterói Contra a Violência 2”, que será lançado em maio deste ano. O objetivo é usar a tecnologia no trabalho entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar no combate à criminalidade.

    De acordo com o prefeito, os drones vão ajudar a identificar rapidamente a origem de disparos e o tipo de armamento usado.

    “Dentro de cinco anos, Niterói vai ser a primeira do Brasil nesse modelo. Vamos começar agora em maio a implementação de um sistema de drones operado pela Guarda Municipal em apoio à Polícia Militar”, afirmou o prefeito informando ainda que o sistema vai permitir uma resposta mais rápida em situações de emergência.

    “A gente vai saber em poucos segundos de onde está partindo o tiro, onde está acontecendo a situação, tipo de calibre da arma. E a gente vai ter uma operação de inteligência em tempo real, como as mais modernas polícias do mundo têm”, completou Neves. 

    Uso na praias 

    A Prefeitura Niterói também usou drones na Operação Verão deste ano nas praias da cidade.

    A utilização de um drone foi grande novidade implementada pela Prefeitura de Niterói durante a Operação Verão, intensificando a fiscalização nas praias da cidade após publicação de decreto sobre ordenamento de serviços nas areias. A iniciativa foi tomada após denúncias de irregularidades e abusos cometidos por comerciantes.

    A tecnologia foi empregada pela primeira vez em fevereiro deste ano e começou pela Praia do Sossego, na Região Oceânica. Depois, foi feito monitoramento também nas praias de Piratininga e Camboinhas.

    De acordo com a prefeitura, quando os drones identificavam alguma irregularidade, os fiscais que operavam o equipamento acionavam imediatamente os agentes de fiscalização nas praias.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Titulares voltam ao time do Flu para clássico contra o Botafogo

    Próximo artigo
    >

    Enem 2025: veja como solicitar isenção na taxa de inscrição

    Relacionados em Niterói