G20
Diretor da ONU visita pescadores de Itaipu, em Niterói
Passeio teve como objetivo conhecer pesca sustentável na região
Na manhã deste domingo (17), o Diretor-Geral da Food and Agriculture Organization (FAO), da ONU, Qu Dongyu, visitou a Associação de Pescadores e Pescadoras da Reserva Extrativista de Itaipu e Lagoa de Itaipu (Appreili), na Região Oceânica de Niterói, para conhecer o trabalho da entidade em sustentabilidade e fortalecimento da comunidade pesqueira local.
A visita, parte das atividades paralelas do G20 no Rio de Janeiro, incluiu um tour pelas instalações da associação, que reúne pescadores artesanais da região, e serviu para destacar as práticas de pesca sustentável realizadas na área de proteção ambiental.
Qu Dongyu, ex-Ministro da Agricultura da China, esteve acompanhado de representantes do governo federal, como o secretário nacional de pesca artesanal Cristiano Wellington Norbeto Ramalho e o superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Rio de Janeiro, Matheus de Lima Monteiro.
A comitiva visitou as instalações da Appreili, onde foram apresentados os processos de beneficiamento do pescado, incluindo filetagem e embalagem a vácuo, além de produtos derivados, como hambúrguer de peixe, quibe de peixe e conserva de peixe serra, uma espécie com baixo valor comercial mas que está sendo transformada em produto de valor agregado.
A visita também teve como objetivo reconhecer o impacto positivo da Feira da Economia Solidária de Itaipu, que, desde 2023, oferece aos pescadores uma oportunidade de comercializar pescados embalados e congelados.
Importância do encontro
De acordo com a coordenadora do Projeto Maré de União, Valéria Penchel, a presença da FAO em Itaipu é significativa para dar visibilidade à importância da pesca artesanal sustentável.
"A visita é muito relevante para dar visibilidade ao trabalho dos pescadores artesanais e à pesca artesanal realizada de forma sustentável em Itaipu, que precisa de mais atenção e investimento público. É importante também para demonstrar a organização dos pescadores e sua luta para manter seu território, seus recursos, sua atividade e seu modo de vida", afirmou Penchel.
Em 2024, a Appreili lançou a marca “É da Resex!”, com o intuito de reforçar a identidade da produção artesanal e sustentável dos pescadores da região. A iniciativa busca valorizar o trabalho local e oferecer produtos diferenciados para o mercado, como pescados embalados à vácuo e pratos derivados do peixe.
O presidente da Appreili, Jairo Augusto da Silva, destacou a importância do apoio de organizações internacionais como a FAO.
"Esperamos avançar ainda mais e contar com apoio para melhorar nosso setor, tornando-nos uma referência para outras comunidades de pesca artesanal", declarou.
Valéria Penchel também ressaltou as expectativas para o futuro após a visita, mencionando o desejo de estreitar laços institucionais com a prefeitura de Niterói e atrair mais consumidores interessados em produtos sustentáveis.
"Após o encontro, esperamos um maior enlace institucional com a prefeitura de Niterói, além de atrair mais consumidores interessados em um produto sustentável e de alta qualidade, que é o pescado oriundo da pesca artesanal realizada na Resex Itaipu", completou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!