38ºC
Descubra por que Niterói é a cidade mais quente do país
Município na Região Metropolitana do Rio tem acumulado recordes
Cada niteroiense pôde sentir na pele o intenso calor que atingiu a cidade nesta semana. Só nessa quinta-feira (2), os termômetros bateram 38,8ºC, temperatura recorde para o outono.
Niterói chegou a liderar o ranking de cidade mais quente do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nas ruas, uma pergunta ronda a cabeça da população: qual o motivo das temperaturas elevadas?
O meteorologista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Wanderson Luiz Silva, explica ao ENFOCO que a localização pode ser um fator.
O fato de Niterói ter sido a cidade mais quente é somente uma soma de fatores que podem estar associados à localização da estação meteorológica, mas também ao fato do município também ter um expressivo perímetro urbano que contribui para formação de ilhas de calor e maiores temperaturas
Mais calorão!
O especialista ainda prevê dias mais quentes.
“Ainda seguiremos registrando temperaturas elevadas ao longo dos próximos dias. Esse panorama permanece pelo menos até o meio da próxima semana. Num futuro mais distante, na escala de anos à frente, em função das mudanças climáticas relacionadas ao aquecimento global, deveremos ainda registrar recordes de temperatura máxima”, enfatiza Wanderson Luiz.
O que diz o povo?
Para o advogado Rogério Oliveira, de 61 anos, a situação é mais intensa ainda, já que ele precisa todos os dias usar um terno para trabalhar.
“Achei um pouco estranho por causa do período, outono e tá fazendo um calor de verão. Estamos sentindo isso na pele e o ar condicionado está funcionando todos os dias”, conta.
A fisioterapeuta Márcia Amorim, de 55 anos, diz que o calor não a incomoda tanto. Adepta a climas mais quentes, ela conta como tem lidado com as temperaturas elevadas do outono.
“Eu faço vôlei na Praia de Icaraí e é um sol que você tem que estar sempre com água, viseira e protetor solar. Muito calor, mas tá gostoso! Eu gosto!”, declara.
Aquela caminhada com o fiel escudeiro é algo que não pode sair da rotina do aposentado Sebastião Oliveira, de 71 anos. Todo dia, ele sai com o cachorro de estimação e caminha pela orla da Praia de Boa Viagem.
“Para passear com o cachorro só de manhã! O asfalto fica muito quente, ele sente calor, fica com sede mais rápido, é muito ruim para sair com ele quando o sol tá muito quente”, explica.
Cuidados
Devido à atuação de uma massa de ar seco e quente há previsão de temperaturas elevadas neste sábado (35°C), domingo (36°C) e segunda-feira (37°C). Nestes dias, a umidade relativa do ar ficará em torno 30%, principalmente no período da tarde.
A Defesa Civil alerta para os seguintes cuidados a serem tomados:
-Evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 10 e 17 horas;
-Umidificar ambientes fechados através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc;
-Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc;
-Consumir bastante água.
E ressalta para os seguintes riscos associados:
-Aumento de problemas respiratórios;
-Aumento da incidência de fogo em vegetação.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!