Logo Enfoco


    Alegria

    Crianças internadas em Niterói recebem cachorros terapeutas

    Momento aconteceu no Hospital Universitário Antônio Pedro

    Publicado 27/11/2024 às 16:14 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O Huap-UFF, vinculado à Rede Ebserh, tem como meta tornar a prática recorrente
    O Huap-UFF, vinculado à Rede Ebserh, tem como meta tornar a prática recorrente |  Foto: Divulgação / UFF

    O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), em Niterói, recebeu uma visita muito especial para as crianças internadas na tarde desta terça-feira (26). Quatro cachorros do Projeto ‘Pelo Próximo’ participaram de uma sessão de Terapia Assistida por Animais (TAA).

    Os cães, Bento e Luna (da raça Golden Retriever), Nutella (Cavalier Spaniel) e Tyrion (Corgi), fizeram a felicidade das crianças ao interagir com elas, aliviando o estresse causado pela rotina hospitalar e promovendo a aproximação entre pacientes, familiares e equipe médica.

    Segundo Thiago Machado, presidente da Comissão de Humanização do Huap-UFF, essa ação tem como objetivo criar um ambiente mais acolhedor para as crianças, especialmente aquelas que enfrentam internações prolongadas.

    “Este momento proporciona aos pacientes que enfrentam as consequências do isolamento de uma internação prolongada e aos familiares e acompanhantes uma experiência de acolhimento e alegria. O animal tem a capacidade de ser um facilitador desse processo, de acolhimento a essa criança para falar e para interagir”, explicou.

    A coordenadora do Projeto ‘Pelo Próximo’, Roberta Araújo, destacou que a iniciativa existe desde 2013 e visa proporcionar entretenimento e apoio emocional aos pacientes, além de contribuir para a socialização e cooperação das crianças com os profissionais de saúde. 

    A visita foi um grande sucesso, como relatou Priscila Vidal, mãe da pequena Sarah, internada há cerca de um mês. "Foi uma experiência única a que nós tivemos. Minha filha curtiu muito e foi muito importante, tanto para nós quanto para as outras crianças”, concluiu.

    O Huap-UFF, vinculado à Rede Ebserh, tem como meta tornar a Terapia Assistida por Animais uma prática recorrente em suas unidades, visando melhorar o bem-estar e a recuperação dos pacientes de forma humanizada.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Isenção do IR será ampliado para quem ganha até R$ 5 mil

    Próximo artigo
    >

    Sete presos com 50 mil peças de roupas falsas

    Relacionados em Niterói