Não pode!
Ciclistas colocam as próprias bicicletas em estações da NitBike
A própria Prefeitura de Niterói fez o alerta
A Prefeitura de Niterói fez um alerta em suas redes sociais, na quarta-feira (9), sobre o uso indevido das estações do NitBike, o serviço de bicicletas gratuito da cidade.
Segundo o governo municipal, ciclistas estão utilizando as estações, como a localizada na Avenida Sete de Setembro, em Icaraí, na Zona Sul, para prender suas próprias bicicletas, que não pertencem ao sistema de compartilhamento.
"Esse comportamento interfere no funcionamento adequado do serviço e pode causar transtornos aos usuários, que podem enfrentar dificuldades para devolver as bicicletas do NitBike nas estações corretas", escreveu na publicação.
A Prefeitura finalizou o comunicado solicitando a colaboração de todos para garantir o funcionamento do sistema de bicicletas compartilhadas.
"É preciso ter consciência e respeito pelas regras de uso das estações, que são de todos. Colabore para manter o sistema eficiente e disponível, garantindo que as bicicletas compartilhadas estejam sempre acessíveis para quem realmente precisa", concluiu.
Além desse problema, os moradores de Niterói questionam a quantidade de bicletários na cidade, afirmando que a infraestrutura é insuficiente para a demanda. A prefeitura se posicionou sobre o assunto.
Em nota, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta informou "que o Sistema de Bicicletas Compartilhadas NitBike ainda está em fase de implantação e que ajustes estão sendo feitos. A coordenadoria está em contato constante com a empresa responsável pela manutenção das bicicletas para aprimorar o sistema".
Com relação à demanda por mais estacionamentos para bicicletas, a Coordenadoria identificou "esta demanda e está estudando a viabilidade técnica para colocar paraciclos nos locais sugeridos pela população".
Por fim, a Prefeitura ressaltou que a instalação de paraciclos é uma política pública que vem sendo colocada em prática há anos. Sugestões de instalação de paraciclos podem ser enviadas através do Colab.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!