Alagado
Barracão de escolas de samba em Niterói fica alagado após chuvas
O município estava em estágio de alerta nesta sexta (12)
Um barracão improvisado, onde ficam os itens das escolas de samba de Niterói, ficou alagado após as fortes chuvas que atingiram o município nesta sexta-feira (12). Em um vídeo, é possível ver a quantidade de água no local e que alguns adereços do Carnaval estavam destruídos.
LEIA+: Fortes chuvas voltam a causar falta de luz em Niterói e SG
LEIA+: Caos! Temporal alaga ruas e complica trânsito em Niterói
O depósito fica no bairro do Barreto e foi cedido provisoriamente pela Prefeitura de Niterói para ser um espaço onde os itens das escolas possam ficar guardados. Esses materiais serão usados nos desfiles das escolas de samba de 2024.
A situação será avaliada para entender se há condições dos desfiles na cidade permanecerem agendados para o início de fevereiro, segundo o jornal O Globo. Antes, o local servia como um depósito de carros da NitTrans.
Por meio de nota, a Neltur disse "que não tem medido esforços para ajudar as agremiações da cidade. Pela primeira vez em Niterói, as escolas de samba tiveram a subvenção para os desfiles garantida por uma legislação específica, que instituiu oficialmente o incentivo financeiro ao carnaval incluindo a fixação de um calendário de pagamento previamente estipulado. A lei também garantiu reajuste anual, feito de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A Neltur promoveu ainda workshops destinados à capacitação de todos trabalhadores e dirigentes das agremiações carnavalescas da cidade com temas que foram desde gestão financeira e recursos humanos, até prestações de contas, com o objetivo de ajudar a profissionalizar o carnaval".
Eles reforçaram que o local dos barracões foi escolhido pelas próprias agremiações, que encontraram o terreno e fizeram os trâmites para a cessão, sem interferência do Município.
Niterói em estágio de alerta
Segundo a Defesa Civil de Niterói, a cidade entrou em estágio de alerta a partir das 18h20 desta sexta-feira (12). Em uma hora, o acumulado correspondeu a aproximadamente 40% da média climatológica para o mês de janeiro. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.
A Defesa Civil atuou em, pelo menos, cinco ocorrências relacionadas a deslizamentos, sem feridos.
Houve registro de bolsões d'água na Ponta da Areia, Centro, Alameda São Boaventura, Ponto Cem Réis, Icaraí e Santa Rosa. Apesar da forte chuva, o escoamento da água está acontecendo de forma rápida.
O Horto do Fonseca não será aberto ao público neste sábado (13), para a retirada de fiação e árvores caídas.
A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O X, antigo Twitter, está sendo atualizado com boletins das chuvas.
Previsão
De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, um sistema de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável em Niterói. Desta forma, haverá céu nublado com temperaturas em declínio e previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte a qualquer momento, principalmente na manhã/tarde de sábado (13) quando há condições atmosféricas para ocorrência de raios e rajadas de vento moderada/forte.
No domingo (14), o céu ficará nublado em Niterói, com chuva fraca a moderada isolada nos períodos da madrugada e da tarde. As temperaturas estarão estáveis e os ventos serão fracos a moderados.
Na segunda-feira (15), um sistema de alta pressão influenciará o tempo em Niterói. Assim, a previsão é de céu parcialmente nublado e sem chuva. As temperaturas apresentarão elevação e os ventos terão intensidade fraca a moderada.
Prevenção
A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:
- Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.
- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
- Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!