Espetáculo
Banhistas comemoram indicação de praia de Niterói a prêmio
Sossego pode receber o título de Bandeira Azul
Pela quarta vez consecutiva, a Praia do Sossego, localizada na Região Oceânica de Niterói, foi indicada ao prêmio internacional Bandeira Azul, concedido às praias, marinas e embarcações que respeitam leis ambientais. Nesta quarta-feira (19), banhistas e frequentadores avaliaram se o lugar merece o prêmio concorrido.
Este ano, foram avaliadas 56 inscrições e aprovadas 38 praias e 11 marinas, que serão recomendadas para o júri internacional.
Em Niterói, o paraíso selvagem já foi premiado três vezes por estar de acordo com as leis ambientais. A praia pertence ao Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), e fica ‘escondida’ entre as Praias de Piratininga e Camboinhas.
As estudantes Maria Clara Cortar e Laura Delmiro costumam frequentar o local em busca daquilo que o nome anuncia: sossego.
''Geralmente é uma praia bem tranquila. Dá para entrar no mar, é muito bonita, meio isolada também e tem uma vista paradisíaca'', contou Laura.
Inicialmente, só era possível chegar até a praia por meio de trilha ou através de lanchas e barcos, o que dificultava o acesso e facilitava a ocultação do canto natural. No entanto, após obras da Prefeitura de Niterói, em 2019, o lugar passou por algumas mudanças que permitiram o fácil acesso e à visitação.
Foi a facilidade, inclusive, que levou Samara Oliveira, de 29 anos, às areias da praia.
Essa é a primeira vez que eu vim ao Sossego depois da reforma. Eles colocaram essa escada e para mim foi uma surpresa. Aqui é uma tranquilidade, a praia é pequena e dá uma sensação de aconchego que as outras talvez não façam. Aqui dá uma sensação de que estou no meu quintal de casa
A faixa de areia tem somente 500 metros de extensão e facilita a visualização de toda a praia. Por ser uma área de preservação, também não é permitido o comércio ambulante no local. Esse é um dos motivos para que o lugar também tenha um clima diferente e ideal àqueles que desejam fugir do ‘barulho’ da cidade.
No local, houve a instalação de ducha, banheiro e lava-pés, além de intervenções para a infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.
Conforme o niteroiense Jayme Suzuki, de 59 anos, o título é mais que merecido, já que a comunidade local possui o hábito de preservar o ambiente.
‘’Eu acho que a Praia do Sossego deveria ser a escolhida para esse prêmio. Aqui as pessoas têm uma certa cultura de responsabilidade ambiental, né? Não deixando lixo na praia. Aqui realmente é um sossego. A gente pode ficar de forma reservada, com menos pessoas. Eu me sinto mais tranquilo aqui no meio da natureza’’, avaliou.
A praia também atende aos critérios de balneabilidade e suas condições de banho são constantemente verificadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Neste ano, o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil foi composto por representantes de diferentes entidades. O júri se reunirá em setembro, em Copenhague, na Dinamarca. O resultado final será divulgado em outubro.
Como chegar
A Praia do Sossego fica entre as praias de Piratininga e Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói. É possível chegar de ônibus pelas linhas OC1, 39A, 54 (Sapê/Piratininga), 55A (Várzea das Moças/Piratininga) e descer na entrada da Praia de Camboinhas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!