Animação
Arraial tem até 'casamento' em hospital universitário de Niterói
Festa reuniu pacientes, profissionais, residentes e estudantes
O arraial do Serviço de Geriatria do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), em Niterói, integrou pacientes, profissionais, residentes e estudantes de graduação que fazem parte dos ambulatórios médico e multiprofissional, na última quarta-feira (10).
A atividade foi realizada no campus do Mequinho, que é onde parte das atividades do Serviço de Geriatria acontece. Com muita animação, todos foram convidados a participar da festividade, que teve casamento na roça, brincadeiras, quadrilha e comidas típicas saudáveis.
Além do atendimento ambulatorial que ocorre no Huap-UFF, diversas atividades são realizadas para o público da terceira idade no campus do Mequinho, dentre elas as oficinas terapêuticas, que fazem parte de um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense, atividades lúdicas e de estimulação cognitiva.
Lá também atuam os residentes médicos e multiprofissionais, nas especialidades de nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, entre outras.
“A festa junina é bem clássica, todo ano ela acontece, e nela a gente envolve o residente, o graduando, o paciente e os profissionais de saúde, então é um trabalho bem legal porque você os envolve de uma maneira que eles aprendem e fazem, sendo estimulados cognitivamente e em movimento social, eles interagem uns com os outros, e todos são convidados a participar”, comenta a geriatra Yolanda Boechat, chefe do Serviço de Geriatria do Huap-UFF.
Comidas típicas saudáveis
Quanto às tradicionais guloseimas típicas de festas juninas, a chefe do Serviço de Geriatria do Huap-UFF afirma que os próprios profissionais levam os pratos, e atentam para as possíveis restrições alimentares dos idosos.
“Quando os pacientes trazem a comida, a gente sempre pede para dar prioridade às frutas, coisas com baixa caloria, mais água e suco do que refrigerante, quando vem refrigerante, pedimos para trazer diet, para comidas mais leves, que não têm açúcar, e a gente até separa para os diabéticos alguns pratos específicos”, explica Yolanda Boechat.
Como parte da programação, foi realizado o tradicional casamento na roça e a quadrilha dos idosos. Todas as atividades envolvem, além dos pacientes, os residentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde que prestam atendimento no Serviço de Geriatria.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!