Bon voyage
Alunos de Niterói vão para a França como prêmio de concurso
Yasmim e Bernardo conseguiram as duas únicas vagas disponíveis
Os alunos Yasmim da Silva Meira e Bernardo Marinho Lima, e as professoras Rosana Marcia Alves Soares e Telma Villa, do Ciep 449 – Intercultural Brasil-França, em Charitas, Niterói, estão finalizando seus preparativos para embarcar para a França, onde vão estudar por duas semanas, neste mês.
Tudo isso faz parte do planejamento pedagógico da escola, que tem parceria com o Consulado da França. Participam desta iniciativa estudantes e professores de colégios que possuem o selo Label France Éducation, concedido às escolas que promovem um ensino de excelência da Língua Francesa, com disciplinas que são ministradas em francês.
O selo Label é uma marca de qualidade da instituição independente francesa Label France Éducation, que valoriza e acompanha estabelecimentos escolares estrangeiros que dedicam à língua francesa um lugar importante no seu projeto educativo, oferecendo na grade curricular pelo menos uma disciplina não linguística em francês.
Eles avaliam currículo, proficiência dos professores, desempenho dos alunos e as disciplinas ministradas em francês e português. No caso do Ciep Brasil-França, elas são Biologia, Sociologia e Matemática e Projeto de Vida, o que lhe confere o Label II.
A secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, parabenizou os estudantes e os professores do Ciep 449.
"Nos últimos anos, nossos alunos têm apresentado resultados espetaculares nas competições das quais participam", afirmou a secretária.
Para os alunos Yasmim e Bernardo, a viagem de estudos para Vichy foi resultado da premiação deles no concurso Label, que envolveu todas as escolas da América do Sul que têm este selo de qualificação. Eles conseguiram as duas únicas vagas oferecidas aos estudantes.
Yasmim conta que será uma experiência muito diferente: a primeira viagem de avião e a oportunidade de conhecer estudantes de outros países.
Espero praticar bastante durante a minha estadia em Vichy. O francês é uma língua muito bonita e vai ser importante para a minha vida profissional
Para Bernardo o aprendizado do francês será um diferencial no seu currículo.
"Sempre foi um sonho conhecer a França. Estou muito feliz. Minha família também. Essa vitória é motivo de orgulho para eles", conta o estudante.
Já as professoras Rosana e Telma foram selecionadas para um curso de formação de duas semanas em Bordeaux, depois de uma seleção realizada pelas embaixadas dos países que têm escolas com o selo Label. Elas conseguiram duas das quatro vagas disponíveis para América Latina.
A professora Telma vai fazer a sua primeira viagem à França. Atuando no Brasil-França há um ano, ela conta que está ansiosa, animada e feliz com a oportunidade.
O curso vai acrescentar muito ao meu trabalho. Sempre sonhei em lecionar em uma escola pública, já que aprender uma nova língua e sua cultura abre a mente, mostra novos horizontes e traz novas oportunidades. Eu me sinto privilegiada de poder passar e trocar um pouquinho com os alunos. Poder fazer parte da caminhada deles é muito importante para mim
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!