Reforma
Agora vai? Placa do novo Cinema Icaraí anima população
Espaço foi desativado em 2006 mas passa por licitação para obras
Uma grande placa de lona sobre o tapume que cobre o prédio do antigo Cinema Icaraí, na esquina das ruas Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e Álvares de Azevedo, na Zona Sul de Niterói, chama atenção para o processo de restauração do espaço. O anúncio tem atraído a atenção de moradores e pedestres que passam pela região diariamente.
Desativado desde 2006, o espaço passou por um processo de licitação, que vai definir a empresa responsável pela restauração do prédio. Em maio deste ano, a Prefeitura anunciou a retomada do edital licitatório. Conforme a gestão municipal, o investimento será de cerca de R$ 55 milhões e o prazo de execução será de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Início.
Leia+: Saiba como deve ficar o novo Cinema Icaraí
No local, o espaço já foi envolvido por um painel que fornece sinais de início de obras. Para os mais novos que cruzam a esquina, a pergunta que nasce é sobre o resultado da reforma. Para os mais velhos, a pergunta é se o empreendimento terá a mesma qualidade que oferecia, na virada do século.
Senhor dos Anéis, Titanic. De volta Para o Futuro. Assisti tudo aí. Ele é enorme. São dois andares. Lembro que ali na frente tinha uma lojinha que vendia doces, pipoca e um banheiro grande. Era uma estrutura antiga, então era, aqueles azulejos antigos, as poltronas eram até acolchoadas. Era maravilhoso. A bilheteria era aqui na porta. Quando foi exibido Titanic, ficou direto e lotado
Conforme outra antiga frequentadora do Cinema Icaraí, com o tempo, o local foi exibindo filmes com conteúdos mais adultos, o que fez com que algumas pessoas fossem abandonando aos poucos as salas do cinema.
‘’As pessoas que frequentavam isso na época queriam vir aqui com seus pais, com seus avós, né? Depois começou a ficar desse jeito, ninguém queria mais frequentar. Mas antes, era ótimo. Isso aqui faz uma falta danada para gente, era maravilhoso. Nós trazíamos a família, as mães, os pais, era muito bom. É uma pena que hoje esteja desse jeito’’, lembrou Cláudia Carlos, de 55 anos.
Com o passar do tempo, após o abandono do local pelo grupo responsável pela administração do prédio, a região foi sendo ocupada por pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Conforme a moradora, a utilização indevida do espaço criou um clima de insegurança entre os moradores.
Apesar da nostalgia, os moradores curiosos afirmam ter boas expectativas quanto à retomada do processo de reforma e restauração.
‘’É uma obra de arte, né? Não sei como está lá dentro hoje, mas era extremamente bonito nos anos 50. Passou muito tempo, espero que saia quanto antes. Não tem como nem esperar mais, né? Já é um patrimônio daqui de Niterói, e dizem que vai ser feito muita coisa bacana aí’’, compartilhou o morador Cláudio Castelo Branco, de 60 anos.
Joia de um século
O Cinema Icaraí foi construído em meados do século XX, na década de 30. Localizado em frente à Praça Getúlio Vargas, o prédio do Cinema Icaraí apresentava elementos decorativos que faziam referência à sua época, marcado pelo estilo hollywoodianos.
O cinema está fechado desde 2006. Em 2014, após um acordo realizado entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Niterói, uma equipe formada por estudantes apresentou no Concurso de Ideias do Cinema Icaraí, uma proposta de projeto para recuperação e revitalização arquitetônica do prédio. A proposta venceu o concurso e foi selecionada.
Em maio deste ano, o prefeito Axel Grael (PDT) informou que a empresa que fará o restauro do Cinema Icaraí, na Zona Sul de Niterói, deve ser conhecida em breve. A decisão aguarda somente a liberação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A Prefeitura de Niterói informou, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), que a licitação para o restauro do Cinema Icaraí encontra-se atualmente em fase de recurso. Após a conclusão do certame, a empresa vencedora será selecionada. Uma vez homologada a escolha, o extrato contratual será publicado, seguido pela assinatura da ordem de início. O prazo para a conclusão das obras de restauro é de 12 meses a partir da data da ordem de início.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!