Cidades
Niterói lidera ranking da Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento Ambiental
Uma das melhores cidades em saneamento do país. Niterói ficou em primeiro lugar no estado do Rio e em décimo no ranking nacional. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira de Engenharia e Saneamento Ambiental (Abes), que avaliou quase 250 cidades em todo o país.
O secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, e a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, foram à São Paulo, onde aconteceu a cerimônia de premiação. “Esse prêmio é mais um reconhecimento aos avanços de Niterói na área de saneamento e é um prêmio diferenciado. A Abes é uma organização reconhecida em todo o país, com mais de 20 mil associados. É uma organização sólida com um passado de contribuições às políticas públicas muito grande. A análise deles é bastante ampla, pois são avaliados não apenas o saneamento no sentido estrito, mas também a água, o esgoto, os resíduos sólidos e os indicadores de saúde”, disse o secretário executivo.
O prêmio Abes foi elaborado pela primeira vez no ano passado e avalia as condições de universalização do saneamento com base em indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação de resíduos sólidos nas cidades com mais de 100 mil habitantes em todo o país. Foram avaliados pela associação 231 municípios que disponibilizaram seus dados, em 2015, ao Datasus, do Ministério da Saúde.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!