Segunda unidade
Niterói inaugura novo restaurante popular, no Fonseca
Segundo a Prefeitura, local oferecerá 2 mil refeições por dia
No dia do aniversário da cidade, a Prefeitura de Niterói inaugurou o Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, no Fonseca. O novo espaço inclui também uma área onde funcionará uma Escola de Formação em Gastronomia, a primeira de caráter público em todo o Estado do Rio de Janeiro. Essa é a segunda unidade do Restaurante Popular em Niterói, que já é o responsável pela unidade do Centro que foi municipalizada.
“Esse é um equipamento muito importante que a Prefeitura oferece à população. Já temos pessoas hoje (quarta) aqui que estavam ansiosas por essa inauguração. Essa obra era esperada há bastante tempo e nós fizemos bem rápido", contou o prefeito.
O Restaurante Popular da Zona Norte recebeu o nome de Carolina Maria de Jesus, em homenagem a uma reconhecida escritora negra da literatura brasileira. Seu livro “Quarto de despejo” traz as memórias de uma mulher negra e favelada que via a escrita como forma de sair da invisibilidade social em que se encontrava.
A obra, executada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), conta com dois pavimentos. O primeiro foi construído para atender o restaurante, que tem capacidade para servir até 2 mil refeições diariamente. A entrada conta com bilheteria e área de higienização, que leva diretamente ao refeitório, com capacidade para 200 pessoas.
No segundo andar, fica a Escola de Formação, onde uma cozinha pedagógica vai qualificar os alunos para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. A estrutura conta com salas de informática, auditório para palestras, vestiários, sala locker, despensas e uma área administrativa. Em todos esses espaços serão formados jovens e adultos nos cursos de Gastronomia, Padaria e Serviço para Bares e Restaurantes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!