Cidades
Niterói entrega restauro do Mercado Municipal
As obras de restauro do Mercado Municipal de Niterói foram entregues pela prefeitura de Niterói, no início da tarde deste domingo (22), data em que a cidade comemora 447 anos.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e do prefeito eleito, Axel Grael (PDT). O atual chefe do executivo de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), se recupera em casa da Covid-19 e não participou do evento, sendo representado pela primeira-dama, Fernanda Sixel.
Assumindo o microfone, a primeira-dama agradeceu aos envolvidos no projeto de restauro do Mercado Municipal e também aproveitou para se despedir depois de ocupar por oito anos o cargo.
"É uma alegria enorme estar aqui hoje. Mas esse mercado municipal, esse restauro que está sendo entregue hoje, foi pensado e é fruto de muito trabalho. Além de ter uma memória afetiva é um prédio que tem uma simbologia muito importante pra área cultural. Temos a expectativa de comércio, de emprego, os restaurantes que vão estar aqui. Aproveito também para me despedir e passar o bastão para a próxima gestão", brincou.
Com a fala já alinhada e em tom de prefeito, Axel Grael disse que o prédio representa muito pra cidade e que o espaço será a alavanca que a economia precisava para sair do momento ruim, além de tirar a sensação de abandono daquela região do centro.
"Temos a obra que sintetiza a gestão do Rodrigo Neves. Aqui, temos a restauração do patrimônio da joia da cidade, que estava abandonado e sem perspectivas. Nas próximas semanas, teremos este lugar já ocupado por empresários que estarão atuando aqui. Além de restaurar o prédio, é uma alavanca de recuperação de uma parte da cidade que estava ociosa, com problemas sociais preocupantes, graves, e aqui teremos uma nova oportunidade para que a cidade recupere a economia que está precisando tanto", disse o prefeito eleito da cidade.
Também presente no evento, o vice-prefeito eleito e atual presidente da Câmara de vereadores de Niterói, Paulo Bagueira, elogiou a gestão passada e disse que o trabalho à frente da prefeitura a partir do ano que vem será de continuidade da nova gestão.
"Fico muito feliz porque é um projeto da continuidade de uma gestão onde os projetos saem do papel. Acertamos na proposta e essa proposta foi entregue. Nós é que vamos inaugurar", brincou Bagueira dando pistas sobre a inauguração do Mercado.
Presidente da Firjan no Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano também marcou presença no evento e disse que o espaço pretende catapultar a economia da cidade. Segundo Caetano, o Mercado é um marco arquitetônico e histórico da cidade e que vai colocar Niterói de volta no cenário econômico da região leste.
"O restauro é o primeiro passo na recuperação cultural e histórica de Niterói de um prédio que tem mais de 90 anos de existência. Por outro lado, ele marca também o início de uma nova fase, onde Niterói poderá dentro de um longo projeto de recuperação da economia, integrar esse espaço que vai trazer uma série de oportunidades e um hub de desenvolvimento para esta região", disse Caetano.
Dentro do pavilhão, uma exposição com fotos contava a história do Mercado Municipal dentro do contexto da cidade.
O espaço é um dos grandes investimentos da atual gestão na retomada da economia da cidade, com previsao da ocupação de cerca de 180 lojas, empresas imobiliárias e um mercado.
No total, foram aplicados R$ 69 milhões em um consórcio público-privado para gerir o estabelecimento por 25 anos. Só o mercado receberá investimentos de R$ 30 milhões, com previsão de começar a ser ocupado já em dezembro deste ano.
A segunda fase do projeto contemplará uma praça, um centro cultural e um edifício garagem com capacidade para 300 carros.
O espaço ocupa uma área de cerca de 9.700 quadrados e fica localizado na avenida Feliciano Sodré, no centro. No passado, já abrigou, até 1976, o mercado municipal antigo da cidade, ficando desativado há mais de 30 anos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!