Cidades
Niterói emociona ao aplaudir Paulo Gustavo por um minuto
Niterói emocionou ao aplaudir, por um minuto, o legado do ator, humorista, diretor, marido e pai Paulo Gustavo, na noite desta quarta-feira (5), um dia após sua morte ocorrida por complicações da Covid-19.
A homenagem também serviu para trazer a memória as milhares de vidas perdidas pela doença no país. Outras regiões do Rio como Leme, Méier e Copacabana também promoveram aplausos.
Das janelas e varandas de casas e apartamentos, moradores de Icaraí fizeram questão de participar da homenagem e emanar palavras de carinho por volta de 20h. Carros que passavam pelas avenidas principais também fizeram um 'buzinaço'. O bairro da Zona Sul de Niterói é o mesmo onde o artista residiu por longos anos antes do estrelato.
No principal shopping da cidade, lojistas e clientes também separaram um tempo para aplaudir Paulo Gustavo.
O artista conterrâneo que conquistou o Brasil sempre levou o nome de Niterói aos quatro cantos do país, por meio de peças e filmes como a trilogia "Minha Mãe é Uma Peça", um recorde de bilheteria do cinema nacional.
A ideia espontânea de realizar um grande aplauso para Paulo Gustavo e para todos os niteroienses que perderam a vida para o vírus, teve apoio da Prefeitura. Niterói decretou o luto de 3 dias em homenagem ao ícone do humor brasileiro.
"Filho de dona Déa e de Niterói, foi uma pessoa extraordinária e merece todas as homenagens da nossa cidade. Infelizmente ele é mais um niteroiense que perdemos para a pandemia", disse o governo municipal em nota.
Paulo Gustavo deixa o esposo e médico dermatologista Thales Bretas e dois filhos: Romeu e Gael.
Nome de rua
A sociedade foi convidada a participar da consulta pública sobre a homenagem ao Paulo Gustavo renomeando a Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, com seu nome: https://consultas.colab.re/PauloGustavo. A consulta ficará aberta até o dia 8. Personalidades da cidade também chegaram a sugerir a instalação de uma estátua com a figura do Paulo Gustavo no Campo de São Bento, ao invés da troca do nome da rua. O local foi retratado em seus filmes.
No ambiente legislativo, a indicação da vereadora Walkíria Nictheroy (PCdoB) também propõe a mudança do nome da via tradicional em Icaraí. Segundo a parlamentar, atualmente a rua "homenageia o Coronel conhecido como Corta Cabeças da Guerra de Canudos e responsável pela morte de Antônio Conselheiro", por isso a proposta de alteração. A consulta pública da Prefeitura foi divulgada após protocolada a indicação na Câmara.
Homenagens
Deputados lamentaram a morte do humorista Paulo Gustavo, que faleceu na terça, aos 42 anos, em decorrência da Covid-19. Ele passou quase dois meses internado por conta da doença, mas não resistiu às complicações.
Nas redes sociais, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), prestou as homenagens em nome da Casa assim que foi divulgada a notícia da morte de Paulo Gustavo.
“Em nome da Câmara, manifesto a minha solidariedade e a de todos deputados aos familiares e amigos do ator Paulo Gustavo. Sua obra e seu talento conquistaram a alegria e a admiração de todos e sua partida, tão cedo, deixa enorme tristeza, vazio e dor no coração dos brasileiros”, disse Lira.
O fato dominou a fase de breves comunicações do Plenário da Câmara. O deputado Leo de Brito (PT-AC) lamentou a perda. “De todas as mais de 410 mil mortes que nós tivemos no País, talvez esta tenha sido a que gerou a maior comoção no nosso País”, afirmou. Para ele, é importante que a morte do artista não tenha sido em vão.
O deputado Rafafá (PSDB-PB) mandou condolências à família de Paulo Gustavo e de todos os familiares de vítimas da Covid-19. “Eu defendo que haja mais vacina no nosso País para que as pessoas não morram mais”, disse.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) disse que a morte de Paulo Gustavo lhe trouxe tristeza e indignação. “Não só com o número crescente de vítimas pela pandemia, mas pela total incompetência de lidar com a pandemia por parte deste governo”, lamentou. Ela afirmou que a pandemia tirou, junto com a morte do humorista, sentimentos que são do povo brasileiro. “A vontade de viver, a vontade de sorrir, a vontade de amar”, lamentou.
O deputado General Girão (PSL-RN) afirmou que não é possível atribuir as perdas ao presidente da República. Ele afirma que há má-gestão dos governadores. “É lamentável ouvir repetidos discursos de pessoas que querem atribuir as perdas humanas, que lamentamos muito, ao Presidente da República”, disse.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) lembrou que Paulo Gustavo se foi um ano após a morte de outro grande artista brasileiro pela Covid-19, Aldir Blanc. “Choramos porque a alegria se vai, quando se vai Paulo Gustavo; choramos por Aldir Blanc, mas sofremos e choramos por cada brasileiro e brasileira”, disse. Ela destacou ainda a questão social dos órfãos da pandemia. “Quem responderá aos filhos e filhas do Brasil?”, questionou.
O deputado Rogério Correia (PT-MG) e as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Alice Portugal (PCdoB-BA) também se uniram às homenagens ao ator.
Com Cícero Borges
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!