Atenção
Niterói emite alerta para mudança de tempo a partir desta quinta
Passagem de ciclone causará ventos fortes e ressaca no mar
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói emitiu um alerta nesta quarta-feira (12) referente à mudança de temperatura por conta do deslocamento de um ciclone extratropical pelo oceano, que irá trazer uma frente fria e também mudará as condições do tempo no município. O ciclone provocará uma ressaca no mar, ventos intensos e com possibilidade de chuva fraca a moderada ainda nesta semana.
Ainda nesta quarta, o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso de ressaca feito pela Marinha, com previsão de ondas de até 4 metros, que começa às 21h de quinta-feira (13) e vai até as 9h do sábado (15).
Além disso, a Defesa Civil também informou sobre o alerta de ventos intensos, de 52 e 76 km/h, até a noite de sexta-feira (14). Com isso, a Defesa Civil faz as seguintes recomendações:
- Não ficar embaixo de árvores ou coberturas metálicas;
- Procurar um local seguro;
- Evitar áreas sujeitas ao desprendimento de itens suspensos como cabos elétricos, outdoors ou andaimes;
- Caso seja imprescindível transitar pelas vias públicas, fazê-lo com atenção;
- Não praticar esportes ao ar livre, especialmente no mar;
- Não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar durante o período;
- Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas;
- Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
- Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros.
- Em casos de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).
A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!