Cidades
Niterói e São Gonçalo recebem vacina da Pfizer nesta segunda
A vacinação contra a Covid-19 ganha uma nova etapa com a distribuição da vacina da Pfizer para 19 municípios, dentre eles, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. A entrega acontece nesta segunda-feira (24), de forma proporcional e igualitária, para os municípios considerados elegíveis para a manipulação e conservação do imunizante. As 57.330 doses serão usadas na primeira aplicação. A definição desta estratégia aconteceu conforme deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e após pactuação com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
A operação de entrega das vacinas acontecerá a partir das 6h30, por meio de caminhões e três helicópteros da Secretaria do Estado de Saúde. O comboio terá escolta da Polícia Militar.
Outros municípios também receberão as vacinas: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda.
"A definição dos municípios que receberão esse lote de vacinas contra Covid-19 considera elegíveis os que tenham mais de 150 mil habitantes e que estão até duas horas e meia da capital", explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) ressalta que as vacinas serão entregues à temperatura positiva de 2°C a 8°C, o que garante um prazo máximo de utilização de cinco dias, seguindo as orientações técnicas do fabricante Pfizer/Biontech. Portanto, já havia sido informada aos municípios a necessidade de prévio agendamento e captação dos usuários, conforme os grupos elencados pelo Ministério da Saúde para a campanha e correta utilização. A SVS reforça ainda a importância de se aplicar essa vacina exclusivamente em unidades de saúde, considerando o preparo e a conservação do imunizante.
Vacina Pfizer
O Ministério da Saúde enviou ofício aos estados esclarecendo que, de acordo com as novas orientações sobre o armazenamento da vacina e a necessidade de ampliação do calendário vacinal, o imunizante da Pfizer poderá ser distribuído para cidades que estejam a até duas horas e meia de distância da capital. O documento também reforça a importância das doses serem destinadas a municípios que tiverem recebido a capacitação da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações sobre logística e uso dessa vacina, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio.
De acordo com o ofício, a logística de transporte e o armazenamento nas centrais de rede de frio deve ser na faixa de -15°C a -25°C, no período máximo de 14 dias. Já para o armazenamento nas unidades de saúde, as vacinas devem permanecer entre 2°C e 8°C. Nesse caso, o imunizante tem durabilidade de cinco dias. Após aberto, o vidro de seis doses deve ser utilizado integralmente em no máximo seis horas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!