Novidade
Niterói decreta fim do uso obrigatório de máscara. Veja as regras
Medida vale para locais abertos
Depois dos municípios do Rio, São Gonçalo e Maricá, chegou a vez de Niterói decretar o fim do uso obrigatório de máscaras. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (11) pelo prefeito Axel Grael (PDT) e pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.
Pela medida quem circular pela cidade não terá mais a obrigação de usar máscara em locais abertos. Contudo, a Prefeitura segue recomendando o uso, em qualquer local, dessa proteção para pessoas imunossupremidas, gestantes e idosos.
Em locais fechados, incluindo salas de aulas e transporte público a obrigatoriedade permanece. Ambientes fechados, como casas noturnas, pub e boates, poderão funcionar com 100% da capacidade, mas deverão manter a apresentação do comprovante de vacina, com esquema vacinal completo, para a entrada. A realização de grandes eventos com 100% da capacidade também foi liberada, mas segue a apresentação do pasaporte de vacina.
"A obrigatoriedade do uso da máscara em espaços abertos não existe mais. Se preferir usar, não há problema. É um momento importante e nos anima muito porque vimos que a gente está evoluindo e podemos alcançar o Novo Normal. Precisamos avançar na vacinação echegar em um nível ainda maior de imunização", comentou o prefeito.
A medida foi tomada com base no mais recente relatório de monitoramento da pandemia de Covid-19 no município, que aponta risco baixo para o contágio pelo coronavírus na cidade. Para o professor e doutor Antônio Cláudio da Nóbrega, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Comitê Científico, essa liberação é justificada pelo cenário epidemiológico.
"Ficamos felizes em colaborar. Diante de tanta incerteza que a pandemia impôs, Niterói optou por planejar e observar. O Comitê observou que a população aprendeu a lidar de forma muito competente neste cenário. Existem elementos além de outros que justificam a manutenção de cuidados em ambientes fechados, mas ao mesmo tempo entende que em ambientes abertos não existem justificativas científicas e epidemiológicas e por isso justifica-se essa liberação", contou o reitor.
A desobrigação da máscara já era permitida para atividades físicas ao ar livre. O plano inicial da prefeitura seria decretar o fim da obrigatoriedade em janeiro deste ano. No entanto, segundo o Executivo, a medida acabou adiada devido ao aumento de casos de Covid, relacionados ao avanço da variante Ômicron.
O decreto com a nova medida entra em vigor a partir deste sábado (12). Grael ainda informou que no final deste mês haverá uma nova reunião com o Comitê Científico para avaliar a situação e decidir sobre o uso das máscaras em ambientes fechados.
Covid-19
Niterói possui 91,8% da população geral vacinada com a primeira dose e 100% da população adulta com a primeira dose. Com a segunda dose, a cidade registra 83,4% da população geral vacinada e 99,9% da população adulta.
Em 2022, foram registrados 13.124 casos de Covid-19, sendo 48 óbitos. O munícipio segue com vacinação disponível para todas as idades.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!