Especial
Navio italiano atraca em Niterói para uma homenagem à cidade
Embarcação é considerada a mais bonita do mundo
O navio italiano Amerigo Vespucci, considerado a embarcação mais bela do mundo, fará neste sábado (21) uma homenagem especial aos 450 anos de Niterói. Segundo Pietro Petraglia, comendador da República italiana que coordena a operação, o navio ficará ancorado a 1 km da orla da Cidade Sorriso.
A salva de disparos de canhões, prevista para a ocasião, não será realizada devido à morte do Capitão-Tenente médico Daniele Marino, de 28 anos, vítima de um acidente de moto em Caucaia, no Ceará, onde o navio fez uma pausa.
Já no domingo (22), a embarcação partirá para o Pier Mauá, no Rio de Janeiro, onde ficará atracada até a próxima quarta-feira (25) e continuará o seu roteiro de viagem com destino a Buenos Aires. Antes disso, nesta segunda-feira (23), o navio estará aberto para visitas guiadas gratuitas ao público, que terá a oportunidade de conhecer as características do navio, bem como suas curiosidades.
Aqui estão os dias e horários para visitar o navio mais bonito do mundo:
- 23 de outubro – 11h00 – 12h30 e 16h30 – 19h30
- 24 de outubro – 14h30 – 19h30
- 25 de outubro – 10h30 – 12h30 e 14h30 – 19h30
- Pier Mauá (Porto do Rio de Janeiro)
A embarcação pertence à Marinha Italiana e normalmente oferece oportunidades de formação para estudantes da Academia Naval e do Colégio Naval da Itália. No Brasil, a sua visita tem como objetivo principal proporcionar ao público a oportunidade de explorar um veleiro histórico com ricas tradições marítimas e símbolos que celebram a cultura italiana.
Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o Amerigo Vespucci atracou no início de outubro em Fortaleza, no Ceará, onde também ficou aberto para visitação gratuita ao público cearense.
“Depois da primeira etapa em Fortaleza, é um prazer e uma honra proporcionar ao público brasileiro, no Rio de Janeiro, essa experiência memorável, resultado de um projeto idealizado pelos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores italianos, com o apoio local da Embaixada da Itália e de toda a rede diplomática. Tenho certeza de que o navio Vespucci, com sua majestade, graça e elegância atemporais, hipnotizará qualquer pessoa. Esta iniciativa representa mais um testemunho da relevância do intercâmbio cultural, tecnológico e científico entre Itália e Brasil”, disse Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!