Logo Enfoco


    Cidades

    NASA escolhe estudante de SG para competição

    Publicado 05/03/2020 às 19:52 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Jovem criou vaquinha virtual para ajudar nos custos da viagem. Foto: Divulgação.

    A adolescente Raphaela Reis, de 17 anos, foi selecionada junto com a equipe Spacetroopers (que tem como foco unir estudantes para participar de competições científicas) para participar de uma competição na sede da Nasa, em Alabama, nos Estados Unidos, entre os dias 15 e 17 de abril deste ano.

    O evento NASA Human Exploration Rover Challenge seleciona a cada ano um grupo de jovens de 15 a 19 anos de idade para a missão de montar um veículo, movido a força humana, para competir em obstáculos simulando o território lunar e de diferentes planetas. A seleção é feita através de inscrições para o projeto, cujo a NASA acaba escolhendo os melhores.

    Moradora de comunidade no Mutuapira, em São Gonçalo, Raphaela chegou até a competição através de um colégio particular. Atualmente a adolescente está no 2º ano do ensino médio como bolsista integral por competir pelo time da escola de futsal e vôlei da escola.

    Para conseguir realizar o sonho de competir no evento da Nasa, a jovem faz uma vaquinha virtual com o objetivo de arrecadar R$ 14 mil para os custos da viagem (estadia, alimentação, passagens e documentação) até o final do mês de março. Até o momento, Raphaela arrecadou apenas R$ 175,00 em doações.

    A estudante revela que entrou no projeto em agosto de 2019 quando a equipe fez uma visita na escola.

    "É uma superação. Eu nunca fui chegada na área de robótica, entrei no projeto para deixar me levar, nisso acabei me apaixonado", disse a adolescente, que também falou sobre superação.

    "Ser negra, na minha idade, e moradora de comunidade, é uma vitória gigantesca para mim", completou.

    Spacetroopers

    Criada por jovens com o intuito de participar de uma olimpíada científica, a equipe já foi selecionada duas vezes para participar do NASA Human Exploration Rover Challenge. A primeira foi em 2017, em que através de uma ajuda de uma programa de televisão, puderam participar da competição e acabaram ganhando dois prêmios. A segunda foi em 2019, quando conquistou o 6º lugar no ranking geral entre 100 competidores do mundo inteiro.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Obras previstas na Avenida Carlos Marighella em Itaipuaçu

    Próximo artigo
    >

    Coronavírus: primeiro caso é confirmado no estado do Rio

    Relacionados em Cidades