Logo Enfoco


    Cidades

    Mudanças à vista na Zona Sul de Niterói

    Publicado 08/08/2019 às 18:00 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Previsão é que as obras comecem nos próximos meses. Foto: Divulgação

    Os detalhes do projeto de revitalização da orla da Zona Sul de Niterói foram apresentados nesta quinta-feira (8), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) pelo secretário de Urbanismo Renato Barandier. O trajeto vai ganhar ciclovia, decks, mirantes, intervenções viárias, quiosques e novo paisagismo, entre outras melhorias.

    O edital para a escolha da empresa que fará a obra será publicado no Diário Oficial e a previsão é de que os trabalhos comecem já nos próximos meses.

    “Esse projeto recupera e qualifica o espaço público para o niteroiense e para os visitantes e tem um impacto positivo para a projeção da cidade. Estamos emoldurando essa paisagem natural lindíssima, que é motivo de orgulho para todo niteroiense”, disse o prefeito Rodrigo Neves.

    O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade e integra um conjunto de intervenções que também serão feitas na orla do Centro e de São Francisco e Charitas.

    Projeto foi apresentado pelo secretário de Urbanismo Renato Barandier. Foto: Bruno Eduardo Alves / Ascom Niterói

    “O objetivo é trabalhar nos detalhes, a Praia de Icaraí continuará com o padrão visual atual, a paginação do piso será mantida no calçadão, com acréscimo de uma ciclovia, de pontos de ônibus seguros, com acessibilidade, novos quiosques e paisagismo ao longo de toda a orla”, destacou Renato Barandier.

    A ciclovia seguirá por todo o trecho da orla, entre o Forte Gragoatá e o início da Estrada Fróes e se conectará com a ciclovia que partirá do Mercado de Peixe São Pedro, cruzando todo o Centro e o bairro de São Domingos. Para a construção da ciclovia, as vagas de estacionamento ao longo do calçadão da Avenida Litorânea serão transferidas para o outro lado da via, junto ao muro da UFF.

    Mirante

    Ao lado do Forte, a Prefeitura construirá uma praça, com mirante junto ao mar e uma sequência de decks ao longo da Avenida Litorânea. Em frente à Ilha da Boa Viagem será construída uma praça e um centro de atendimento ao turista.

    Junto ao MAC, serão construídos decks com vista para o mar e para o museu. Na Praia das Flechas, o prédio na esquina da praia João Caetano com Rua Dr. Pereira Nunes será desapropriado e demolido para melhorar a mobilidade viária no local.

    Em toda a orla, o guarda corpo atual será substituído por um novo, de inox, seguindo o novo padrão de orla. No início da Praia de Icaraí, haverá uma nova travessia de pedestre sinalizada em frente à Pedra do Índio.

    De acordo com o projeto, a ciclovia terá uma segregação maior ao longo da Praia de Icaraí. Os pontos de parada de ônibus serão ampliados e ganharão uma baia separada da ciclovia. A praia ganhará também novos quiosques. O padrão será o modelo aprovado pelos moradores do bairro através de votação, via Colab. O calçadão junto aos prédios terá um novo paisagismo padronizado.

    No início da Estrada Froes será construído um parque de sustentabilidade e sensorial, com decks e um grande mirante, que se chamará Mirante Grael, em homenagem à família Grael.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Defesa Civil garante que não há risco de desabamento em Cordeirinho

    Próximo artigo
    >

    Obras da Praia do Sossego previstas para terminar em outubro

    Relacionados em Cidades