Luto
Morre Francisco Dornelles, ex-senador e ex-governador do Rio
Ele também foi ministro da Fazenda e de mais duas pastas
Morreu nesta quarta-feira (23), no Rio, Francisco Dornelles, aos 88 anos. Ele era parente de dois ex-presidentes brasileiros, Tancredo Neves e Getúlio Vargas. Além disso, acumulou cargos de destaque na política ao longo de sua carreira.
Ele estava internado desde o final de maio no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul. A sua morte foi confirmada pelo secretário estadual de saúde, dr. Luizinho (PP-RJ). A causa da morte, no entanto, não foi divulgada.
O político foi ministro da Fazenda e de mais duas pastas, senador da República, deputado federal e governador do Rio. Dornelles viveu quase nove décadas de sua vida dedicada à vida pública.
Ele nasceu em Belo Horizonte, iniciando seus estudos em São João Del Rei, também em Minas Gerais. Nessa época, ele aumentou a proximidade com o tio Tancredo Neves. Ainda jovem, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.
Logo depois se especializou em Finanças Públicas, na França e, em seguida, se formou em Tributação Internacional na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
No ano passado, o ex-governador ganhou uma biografia intitulada “O Poder Sem Pompa”, escrita pela jornalista Cecília Costa. O livro relembrou a trajetória dele, com depoimentos do próprio, com passagem pela trajetória de Dornelles e bastidores.
Luto de três dias
O govenador Cláudio Castro, emitiu uma nota de pesar: "Hoje é um dia triste para a política e para o país. O Brasil perdeu um de seus mais responsáveis, expressivos e dignos representantes do povo brasileiro. Ex-governador do Estado do Rio, Francisco Dornelles também teve exímia atuação como ministro, senador e deputado federal, sempre defendendo projetos em benefício da população. Com uma trajetória impecável, foi exemplo para a classe política com seus conselhos, troca de experiências e conduta inspiradora, tal como um pai para as gerações mais jovens.
Dornelles nos deixa um precioso legado marcado pela capacidade de diálogo e luta pela democracia. Manifesto meu profundo pesar à família do ex-governador e presidente de honra do Partido Progressistas (PP), que viverá eternamente na memória dos brasileiros. O Governo do Estado decreta luto de três dias em homenagem a um dos maiores políticos da história do Rio de Janeiro e do país".
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!