Dor de cabeça
Moradores reclamam de valores abusivos do gás em condomínio de SG
Contas já ultrapassam o valor de R$700
Aumentos abusivos nas contas de gás encanado têm tirado o sono de moradores de um condomínio no bairro Maria Paula, em São Gonçalo. Segundo um comparativo, os valores cobrados no ano 2022 variavam entre R$ 90 a R$ 100, mas agora já ultrapassam os R$ 700. O problema acontece em mais de 40 residências.
O gás dos prédios é administrado pela empresa Naturgy. A aposentada Telma de Souza, de 67 anos, conta que dentro da sua casa moram somente ela, o marido e a filha, que é enfermeira e trabalha em esquema de plantão, ou seja, quase não fica em casa. Ela conta que, no ano passado, as contas vinham em valores baixos mas agora aumentam desproporcionalmente.
"Eu moro aqui há 10 anos, vim para cá pagando R$ 40, depois R$ 60, e agora estou pagando R$ 400. Eu e meu marido só, quase não cozinhamos. Dinheiro é só para isso, cada vez que chega está aumentando mais. Tá mais caro que a conta de luz, isso é um absurdo! Eles vieram ver e disseram que não tinha escapamento nenhum, que era assim mesmo", conta.
Na casa da recepcionista Viviane Barci, de 45 anos, as contas são ainda mais altas. Por exemplo, em julho, a moradora pagou um total de R$741.
"Eu pagava R$130, R$140, e agora está vindo R$500, R$700, eu ligo para a Naturgy e eles falam que está normal o relógio. Eles vêm, gás uma vistoria, joga uma aguinha com sabão, fala que não tem vazamento e vão embora. Até que eu contratei uma empresa e constataram que tinha vazamento. Consertei. De R$775 a conta, veio R$600", detalha.
Para a moradora, as vistorias serem realizadas pela própria empresa é um grande absurdo: "Eles mesmos vistoriam eles, então fala logo que não tem nada de errado. Tinha que ter um órgão para fiscalizar eles".
A publicitária Julia Ferrari, de 39 anos, conta ainda que as contas são fechadas antes do mês finalizar. Ela diz que os cálculos são feitos através de uma 'média de gastos'.
"Você acabou de pagar sua conta, entra no site da Naturgy e já tem a outra conta ali, pronta. Já tiraram a 'média', dizem que é uma média. Eles não contam o metro cúbico gasto, contam com uma média.A gente sabe que as coisas aumentam, que a gente tem inflação. De repente um 'boom', R$ 400, R$ 500 uma conta. A conta de luz não chega nem perto disso. Como você mantém a sua rotina igual e muda assim?", reclama.
O que diz a empresa?
Depois de analisar os casos específicos direcionados pelo ENFOCO, a Naturgy informou que "as faturas destes clientes foram emitidas com base em leituras reais e que os consumos estão compatíveis com o histórico dos moradores para diversos períodos do ano, inclusive o do inverno, onde normalmente há maior necessidade de gás para aquecimento da água, dentre outros. Ainda assim, para que não haja nenhum tipo de dúvida sobre o processo de faturamento, a concessionária entrará em contato com estes moradores para agendar visita e prestar os esclarecimentos necessários sobre os valores das contas de gás".
Eles acrescentaram ainda que o processo de faturamento segue o previsto nas cláusula 8 das condições gerais de fornecimento, e que sua tarifa é regulada e homologada pelo órgão regulador. Lembramos ainda que a tarifa do gás é composta principalmente do custo do gás praticado no mercado nacional e internacional".
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