Logo Enfoco


    Matilha

    Moradores denunciam ataques de cães a gatos na Região Oceânica

    Segundo residentes, mais de 30 felinos já foram mortos

    Publicado 11/06/2023 às 9:24 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Cães de rua vem assustando moradores da Região Oceânica de Niterói
    Cães de rua vem assustando moradores da Região Oceânica de Niterói |  Foto: Péricles Cutrim

    Moradores do bairro de Camboinhas e Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, denunciam que cães estejam soltos perseguindo e matando gatos nas ruas. Câmeras de seguranças flagraram alguns dos ataques da matilha aos felinos nas ruas do bairro, que acontecem na maioria das vezes à noite.

    Segundo uma moradora da região, que não quis ser identificada, os ataques começaram no ano passado e já soma mais de 30 gatos mortos

      

    "O fato é recorrente e acontece desde o ano passado. Esses cachorros se juntaram, são cerca de 12, e ficam andando pelas ruas daqui e atacando os gatos. Eu mesma já perdi minha gatinha pra essa matilha", desabafou.

    Segundo moradores, mais de 30 gatos já morreram em decorrência dos ataques
    Segundo moradores, mais de 30 gatos já morreram em decorrência dos ataques |  Foto: Péricles Cutrim

    A mulher aproveita para fazer um apelo às autoridades, sugerindo que esse cães sejam resgatados e levados para um canil, para que lá, recebem todo o cuidado. Alguns desses animais, segundo a moradora, estão machucados e precisam de tratamento.

    "Nós já solicitamos que algum órgão venha ver esses cães. Alguns estão feridos, doentes, desnutridos e até com sarna. Eles não podem ficar na rua", disse.

    Ajuda

    Uma conta no Instagram foi criada para tentar denunciar os ataques afim de evitar o pior. A intenção da página também é alertar os moradores para tomar conta de seus animais, chamar a atenção dos órgãos superiores, de ONGs e para evitar de deixá-los na rua. Além disso, moradores sugeriram aos órgãos públicos que os cães sejam levados à canis apropriados.

    "A intenção é evitar que mais matanças sejam feitas pela matilha. O Poder Público precisa agir antes que mais gatos morram", explicou a moderadora da página.

    Após as denúncias, o ENFOCO procurou a Prefeitura de Niterói para buscar uma resposta sobre os recorrentes ataques na região. 

    Em nota, o órgão disse que a "Coordenadoria de Defesa Animal (Ceda) incentiva a castração como forma de proteção animal, sem a construção de abrigos, que fomentariam mais abandonos para evitar situações como essa".

    Ainda segundo a prefeitura, campanhas de adoção e conscientização são realizadas em espaços públicos. Além disso, criou-se um aplicativo chamado 'Niterói Animal', que contém uma ferramenta de georreferenciamento que ajuda a localizar animais que se perdem e que são abandonados na cidade.

    Por fim, o Ceda esclareceu que abandono e maus tratos aos animais são considerados crimes e constam do artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, e a pena para quem cometer pode variar de três meses a um ano de detenção. E em caso como estes, a polícia deve ser acionada.

    No entanto, o órgão não respondeu se recebeu denúncias ou se foram acionados para as ocorrências.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Milton Neves se despede da TV após 24 anos: 'Chegou o momento'

    Próximo artigo
    >

    Nova versão do NitNota Cidadã estreará nesta segunda, entenda!

    Relacionados em Cidades