Cidades
Mobilização para eternizar nome de jogador morto em São Francisco
A morte de Dyogo Costa Xavier de Brito, de 16 anos, baleado e morto essa semana na Grota do Surucucu, no bairro de São Francisco, em Niterói, motivou uma campanha em nome do jogador de futebol, através de um abaixo-assinado pela internet.
Amigos e familiares tentam reunir assinaturas para solicitar na Câmara Municipal que a atual Rua Dr. Albino Pereira seja mudada para o nome do adolescente.
Logo nas primeiras 12 horas de campanha, o abaixo-assinado já recebeu mais de sete mil assinaturas.
"A morte precoce de Diogo chocou toda a comunidade da Grota e o País. Contudo, não iremos deixar que seu sorriso encantador seja apagado de nossa memória", informa a campanha.
Segundo uma amiga do jovem após a coleta das assinaturas os familiares pretendem levar o documento aos vereadores por que seja criado o projeto de lei para posterior sancionamento do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Homenagem
A quadra poliesportiva na Grota do Surucucu, em São Francisco, será revitalizada e vai receber o nome de Dyogo, também conhecido com 'Don Don', conforme informou a Prefeitura de Niterói, após o encontro realizado na última quarta-feira (14) do prefeito Rodrigo Neves com a família do jovem, no gabinete da prefeitura.
Na ocasião o prefeito lamentou o ocorrido e informou à família que a prefeitura está desenvolvendo projetos em comunidades que incluem a revitalização de espaços como o da Grota.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores e incentivar jovens como Dyogo a praticarem esportes.
“Sabemos que essa homenagem não vai trazer meu neto de volta, mas, com certeza, o nome dele nunca será esquecido, e o seu exemplo de um menino que se esforçava para ter uma carreira no futebol poderá ser seguido por muitos jovens. É uma forma de manter a memória do Dondon viva”, desabafou Cristovão de Brito, avô de Dyogo.
A obra na quadra inclui a troca do telhado e do piso, reforma nos banheiros e vestiários, construção de uma sede administrativa e de uma cozinha. O espaço será inaugurado no primeiro trimestre de 2020.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!