Apagões
Prefeito de Maricá quer que moradores não paguem conta de luz
Fabiano Horta também pediu fim dos serviços da Enel na cidade
Após reclamações de moradores de Itaipuaçu, por conta da falta de luz, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), afirma que irá pedir a inadimplência das contas dos clientes da Enel Distribuição Rio, ou seja, que as faturas sejam isentas, pelo período de um mês.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (17), durante o fim das obras do posto Santa Rita, na Rua 83. Moradores fizeram um protesto na porta da unidade de saúde.
Vou pedir a inadimplência por 30 dias. Tem que mexer no bolso da empresa para eles começarem a agir
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Ainda segundo o prefeito, ele também vai pedir o fim da concessão da Enel na cidade.
“Vou ajuizar uma ação civil pública contra a Enel pedindo o fim da concessão, vou pedir apoio ao governador, vou fazer um movimento político para isso”, declarou.
No processo, a Prefeitura exigirá tambném da concessionária um plano de contingência para o verão e outro de investimentos; a suspensão do corte de energia aos inadimplentes, por um prazo de 60 dias, sem cobrança posterior de juros e correção, devido aos prejuízos sofridos, como perda de alimentos e de eletrodomésticos.
O prefeito declarou que a cidade vem sofrendo com a falta de energia em diferentes pontos. Inclusive, ele mesmo sofreu com o problema na noite passada. Agora, Horta pretende criar um posto de atendimento em Itaipuaçu para atender os moradores.
“Eu também fiquei sem luz na minha casa. Vamos criar um posto da defesa do consumidor aqui em Itaipuaçu para realizar ações conjuntas”, disse.
Os moradores que estavam com cartazes e falaram com o prefeito na porta do posto de saúde, gostaram da ideia, mas pediram agilidade já que muito estão tendo que dormir na orla da praia durante a noite por conta do calor.
A empresária Tatiane Kuntz, tem uma escola de ensino infantil na região. Ela conta que alunos e funcionários já não aguentam mais ficar sem energia todas as noites.
“Tenho uma escola de educação infantil, está um caos. Estamos a dois dias sem dormir direito. Os funcionários e crianças estão chegando cansados na escola. Ontem tive que dormir dentro do carro na orla da praia. ficamos sem luz por volta das 20h e só voltou às 4 da madrugada. Parece que é uma coisa programada, pós a luz só falta e volta a essa hora”, disse.
Recém-operada, a autônoma Paloma de Souza, está se recuperando do procedimento, mas segundo ela, está difícil já que a região está sofrendo com a falta de energia.
“Tá difícil. Eu tenho casa em Maricá há 39 anos. Aqui já faltou luz, mas não dessa forma”, contou.
Multas acumuladas
Diante da gravidade e da persistência dos problemas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, abriu, nesta quarta-feira (17), mais um processo administrativo e aplicou multa à Enel no valor de R$ 3,4 milhões pela falta de abastecimento de energia no 3º e 4º distritos e pelo mau atendimento aos clientes. Antes, já houve multas somando mais de R$ 3 milhões, também seguidas de processos administrativos pela má prestação de serviços de energia elétrica.
Em dezembro passado, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor já havia instaurado um processo administrativo contra a Enel, após a concessionária deixar centenas de moradores de Maricá sem luz na véspera e na noite de Natal. A falta de energia também afetou comerciantes, que foram obrigados a fechar lojas mais cedo.
O que diz a Enel
A Enel Distribuição Rio informa que na noite desta terça-feira (16), aconteceu um desarme no alimentador de Inoã, que atende o município de Maricá. "As equipes foram acionadas imediatamente e o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 5h", esclareceu.
A Enel diz que está com 45 técnicos mobilizados para a realização de serviços de poda e manutenção na rede essa semana.
"Além da retirada de vegetação que está em contato com os fios, as equipes realizarão troca de componentes e melhorias em toda a região para prevenir, solucionar problemas e evitar novos episódios. A empresa também está investindo R$ 1,5 milhão na expansão da rede que atende todo o município de Maricá. Serão acrescentados 10km de rede. Esta obra já está em andamento e será finalizada nos próximos dois meses garantindo mais confiabilidade a todo o sistema", conta.
Em caso de eventuais danos a equipamentos provocados por eventos associados à rede elétrica, os clientes da Enel Rio podem entrar em contato pela Central de Relacionamento (0800 280 0120) ou atendimento presencial nas lojas de atendimento.
Casos recorrentes
Vale lembrar que muitas pessoas ficaram sem luz na mesma região durante a noite de Natal, há menos de um mês. Conforme relatos, a energia caiu na tarde de domingo (24) e só foi restabelecida na manhã de segunda-feira (25). As ocorrências aconteceram no bairro Itaipuaçu.
"Perdi tudo de mercado, nunca vi acontecer tamanho descaso! Ter que jogar além de alimento fora, o que por si só já é inadmissível em um país miserável como o nosso, ter que desfazer todo o planejamento de descanso, para limpar geladeira, ir para mercado novamente", disse a terapeuta sistêmica Rita Carvalho, que estava em Itaocaia Valley.
Na casa do vendedor Alex Lagoa, de 32 anos, todos os familiares tiveram que adiantar a ceia para mais cedo, já que não tinha como armazenar os alimentos na geladeira.
"A energia acabou por volta das 14h. Tivemos que adiantar nossa ceia de natal por conta da falta de energia. Não tínhamos como conservar os alimentos por muito tempo. O pavê desandou e ainda tinha o risco das comidas com maionese estragarem. O calor e a noite abafada ainda complicaram a situação", lamenta o rapaz, que só teve a energia restabelecida nesta manhã.
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