Torneiras secas
Moradores reclamam que estão sem água há três semanas em Maricá
População vem recorrendo a caminhões-pipa
Em pleno calorão, moradores do bairro Marquês, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, reclamam que estão há três semanas sem nenhuma gota de água nas torneiras. Alguns deles estão usando água da piscina para lavar roupa e limpar os vasos sanitários. Na manhã desta segunda-feira (4), um grupo de moradores foi, junto com a reportagem do ENFOCO, até a sede da Águas do Rio, no Centro de Maricá, em busca de solução para o problema.
O aposentado Jorge de Assis, de 62 anos, é uma das pessoas que pediu caminhão-pipa particular. Ele tem usado a água que tem da piscina para suprir as necessidades do dia a dia.
“Amanhã (terça) irei completar 15 dias sem abastecimento de água. Não caiu uma gota d'água. Tive que pedir uma pipa d'água. Lá em casa tenho água só nos baldes e na piscina. Para usar no banheiro, estamos usando a água da piscina", contou.
"Estou há três semanas sem uma gota de água", completou a aposentada Maria Alves, de 70 anos.
A pedagoga Eva Martins, de 59 anos, mora há 28 anos em Maricá, e segundo ela, o problema da falta d'água é rotineiro.
“Esse problema está acontecendo aqui de forma diária. Um problema muito sério que estamos enfrentando. Eu tenho uma senhora e uma criança em casa. Água é vida, sem água a gente não consegue viver", disse.
De acordo com um dos supervisores da Águas do Rio, que não quis se identificar, uma equipe foi enviada durante a manhã para o bairro Marquês e encontrou um rompimento em uma tubulação localizada às margens da RJ-106. Os funcionários da concessionária atuam no local, e o abastecimento pode ser normalizado ainda nesta segunda, segundo o supervisor.
A Águas do Rio confirmou que, "desde quinta-feira (30), ocorreram vários pontos de vazamentos na rede de abastecimento localizada no bairro do Flamengo, em Maricá, ocasionados por terceiros. Diante disso, o fornecimento de água ficou comprometido para a região do Marquês. A concessionária esclarece que os reparos já foram executados, e o abastecimento de água está sendo retomado, de forma gradativa, para a região".
A Águas do Rio acrescentou que desconhece que o problema esteja acontecendo no tempo revelado pelos moradores.
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