Absurdo
Coleta de lixo some e moradores reclamam de mau cheiro em Itaipuaçu
Serviço ainda não foi feito este ano em várias ruas
A falta de coleta de lixo já dura uma semana em diversas ruas de Itaipuaçu, distrito de Maricá, na Região Metropolitana do Rio. É o que denunciam moradores.
De acordo com relatos, o mau cheiro tem sido constante. Os dias para o serviço de coleta de lixo são as segundas, quartas e sextas-feiras. Mas até este sábado (6), isso não aconteceu.
"Esse ano não apareceram por aqui, ainda. Os urubus estão fazendo festa. Muitos restos de comidas da virada do ano espalhados. Está um nojo, um descaso tremendo", reclama um morador, ao ENFOCO. Por medo de represália, ele prefere não ser identificado.
No Jardim Atlântico Leste, entre as ruas 83 a 89, sacos de lixos e galhos de árvores do último temporal ainda são vistos nas esquinas.
"A cidade fede a lixo, que deveria ter sido recolhido na segunda-feira à noite! Vergonha para nós, cidade lotada de lixo espalhado e fedido na rua!", lamentou uma moradora.
A mesma situação ocorre nas ruas Van Lerbergue, Antônio Rodrigues Corrêa, Romualdo Monteiro de Barros, Governador Leonel Brizola e Mário Barreto França.
"As lixeiras estão tudo lotadas. Desde o Natal que o lixeiro não passa", contou outro morador. "Está difícil andar pelas ruas e ver tanto lixo, traz bichos e doenças. Na Região Leste desde antes do Natal", reclamou.
A Prefeitura de Maricá, por meio da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), responsável pela coleta de lixo na cidade, não confirmou o problema relatado pelos moradores. Apenas informou os horários da prestação do serviço e contato para reclamações da população.
Nota na íntegra
A Prefeitura de Maricá informa que a coleta de lixo é feita por equipes da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) no bairro Jardim Atlântico Leste às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h (exceto na Rua 67 até a Rua Nossa Senhora da Conceição, entre as ruas 33 e 35). Já às terças e quintas-feiras e no sábado, a coleta é feita no mesmo bairro a partir das 7h.
Contudo, se por ventura ainda houver algum acúmulo de resíduos, a orientação ao morador é que este entre em contato com a Central de Atendimento, por meio do número 0800 2020 053 para solicitar o agendamento do serviço. A central funciona no horário das 8h às 17h. O cronograma dos dias de coleta nos bairros pode ser acessado pelo Instagram da Somar: @somarmarica.
A Somar disponibiliza ainda um canal de atendimento pelo WhatsApp (3731-9633). Por meio da Central de Atendimento da Conservação, o contribuinte pode solicitar recolhimento de resíduos verdes, inservíveis, serviços de varrição, capina e roçada, entre outros.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!