Cidades
Maricá terá programa de distribuição de absorventes para mulheres de baixa renda
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou, nesta sexta-feira (8), que Maricá terá um programa de distribuição gratuita de absorventes para jovens e adolescentes que tenham baixo poder aquisitivo, estudem em escolas públicas e para mulheres em situação de rua ou em vulnerabilidade social.
O programa envolverá as secretarias de Saúde e Assistência Social, que farão uma proposta a ser apresentada ao prefeito nas próximas semanas.
“Em um Brasil de desigualdades, milhões de mulheres sofrem por não terem o mínimo para cuidar da saúde íntima, recorrendo a métodos precários. Em Maricá, vamos garantir absorvente higiênico para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. Uma questão básica de saúde pública”.
Fabiano Horta
Um projeto semelhante foi apresentado na esfera federal pela deputada Marília Arraes (PT-PE), aprovado pela Câmara dos Deputados e vetado pelo presidente da República. A iniciativa será novamente apreciada pelo plenário, que pode manter ou derrubar o veto. Contudo, a determinação do prefeito é implementar a medida em Maricá, independente da sua execução pelo governo federal.
Outubro Rosa
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar 700 exames de mamografia à população de Maricá neste Outubro Rosa, mês de prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero. O número é o triplo da média que o município realiza em um mês. A medida visa reduzir a espera causada pela pandemia e vai priorizar as moradoras que estão com seus exames em atraso.
A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, após avaliação médica em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência que verifica a necessidade ou não do procedimento. A marcação ocorre via Central de Regulação.
A pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos à saúde da população em todo Brasil devido ao longo período de isolamento social. Em 2020, muitas pessoas não fizeram exames de rotina. Entre eles, os de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indicou que, em 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu em 45%.
Com o avanço dos índices de vacinação e a melhora no cenário epidemiológico, as mulheres estão retomando a rotina de cuidados com a saúde, o que causou um grande aumento da demanda para o período, principalmente da mamografia, como explica a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira.
“Houve um acúmulo de exames que não foram feitos ano passado. Por isso, para reduzir o impacto que a pandemia causou em nossa rede, estamos disponibilizando mais exames por dia para diminuir o passivo e garantir o acesso ao exame dentro em um tempo mais adequado”, destacou a secretária.
O município também ampliou a oferta exames clínicos e da ultrassonografia transvaginal, com encaminhamento, além do exame de ginecológico preventivo de câncer do colo uterino (colpocitologia), que terá no sábado dia 23/10, de 8h às 12h, um dia dedicado a coleta nas unidades de Atenção Primária.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!