Cidades
Maricá debate situação de moradores de rua
Cerca de 50 pessoas participaram do II Fórum de Discussão sobre e com a População em Situação de Rua, nesta quarta-feira (30), realizado no espaço Sal da Terra, no Centro de Maricá. O debate teve como ponto principal a reflexão sobre estratégias de cuidados na teoria e na prática.
Segundo o Serviço de Especializado em Abordagem Social (SEAS), já foram catalogadas 60 pessoas vivendo em situação de rua no município. Coordenador do órgão em Maricá, Pedro Victorino, explica que o fórum foi pensado para entender a necessidade dessa população.
“Criamos uma estratégia para esclarecer esse universo, através de um acolhimento humano. Buscamos promover que as pessoas possam ter oportunidades de desenvolvimento social pleno” pontuou.
O artesão Marcelo Gregório, de 48 anos, que está em situação de rua, elogia a iniciativa do debate.
"Eu decidi viver em situação de rua aqui em Maricá e sou muito bem assistido. Esse fórum mostra o valor que a cidade dá aos menos favorecidos", explica.
Para o idealizador da Rede Nacional de Consultórios de Rua, Daniel de Souza, é muito importante essa troca de experiências para entender a real situação da cidade.
“Aqui dialogamos e trocamos experiência de outros municípios, o que é fundamental para avaliarmos o que se aplica bem. Maricá é uma cidade que já consegue pensar em política pública para população de rua ”, concluiu.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!