Cidades
Maricá: Campanha de castração gratuita recebe mais 40 inscrições
Dando continuidade ao programa de castração de animais, que oferece 200 vagas mensais para o procedimento cirúrgico gratuito, a Coordenadoria de Proteção Animal realizou nesta sexta-feira (28) o cadastro para a castração de 40 cães. A ação aconteceu na sede da coordenadoria, localizada na Rua Hilário da Costa e Silva, 100, no bairro Parque Eldorado.
De acordo com a responsável pela pasta, Milena Costa, haverá uma triagem (exame clínico) que será marcada já para a segunda-feira (1º). Após esta etapa, o tutor sairá com a data da cirurgia agenda.
“Os cães devem ter os dois testículos na bolsa escrotal, terem de 3kg a 20kg e terem de 5 meses a 6 anos de idade”, reforçou.
Esperando para ser atendido, o morador do Parque Eldorado, Hilberto Santos, de 43 anos, tem interesse em castrar seu cão.
“Vim castrar porque ele está no cio, e tendo duas fêmeas em casa é um perigo”, contou. “Eu acho esse programa muito bom porque tem muito cachorro abandonado por aí. É uma forma de reduzir essa quantidade de animais desamparados”, completou.
Para Antônio Carlos de Araújo Santos, de 61 anos, e que tem um cãozinho de três anos, o programa dá oportunidades para as pessoas que não têm condições de arcarem financeiramente com os custos de uma clínica particular.
“O programa é ótimo porque nem todos têm condições financeiras para realizar o procedimento nos seus animais. Há muitos cães na rua e com doenças. Com a cirurgia gratuita isso pode ser controlado”, afirmou o alfaiate.
Executando um projeto de acolhimento de animais de rua com sua vizinhança, a dona de casa Rosângela Sales, de 42 anos, resolveu castrar um de vários animais que ela já cuida.
“Começamos esse projeto com outras pessoas há um ano e meio. Um compra a ração e outro coloca a água. Na minha rua, por exemplo, tem um rapaz que está construindo um ‘cãodomínio’’, explicou a moradora da Barra de Maricá.
“Tentamos ajudar da melhor maneira possível, pois, se todo mundo fizer um pouquinho, não vai ficar essa multidão de animal abandonado e passando fome”, ressaltou Sales.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!