Cidades
Maricá 207 anos: Orla de Itaipuaçu revitalizada e vermelhinhas liberadas
Publicada às 13h46 / atualizada às 14h05
No aniversário de 207 de Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (26), as obras de revitalização da orla de Itaipuaçu. São 12 quilômetros de ciclovia, que ganhou sinalização e espaço exclusivo para as vermelhinhas, bicicletas disponibilizadas para circulação na cidade sem custo para a população.
O prefeito participou da cerimônia de entrega da obra acompanhado do vice-prefeito Diego Zeidan, do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado Rio (Alerj) André Ceciliano (PT), e da deputada estadual Zeidan (PT).
"A construção de uma cidade é feita de um processo, tanto do Executivo quanto do Legislativo. A partir do momento que a gente entra num consenso, a cidade avança"
Fabiano Horta, prefeito de Maricá
O vice-prefeito, Diego Zeidan, destacou a importância da data para cidade, mesmo em um período de pandemia.
"É um momento de celebração, de lembrar de tudo que está sendo feito pra cidade, todas as obras, as revitalizações, as nossas belezas naturais. É o que fica para a cidade, para população, a importância disso, dos programas, dos projetos sociais. É um pouco disso, de celebração mesmo um período de pandemia", destacou.
Em celebração aos 207 anos da cidade, a prefeitura segue ainda nesta quarta-feira com cronograma de inaugurações. Às 13h acontece a inauguração da fábrica de Desidratados em Ubatiba, em seguida, às 14h, a revitalização da Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro da cidade, às 18h, um ciclo de debates com o Prefeito Fabiano Horta e o ex-presidente Lula, e fecha às 19h, com live de roda de cultura.
Vermelhinhas de volta
Disponíveis ao público este ano, as 'vermelhinhas', apelido das magrelas de Maricá, são gratuitas e teve nesta quarta-feira (26) a 15ª estação inaugurada, em Itaipuaçu.
Com dez bicicletas em cada ponto, a ideia é fomentar o transporte na cidade sem custo. Por conta da pandemia, elas estavam paradas desde março deste ano e só retornaram a partir deste mês de maio.
Ao todo, dez bikes ficam disponíveis ao público em cada estação, e a prefeitura pretende inaugurar mais cinco, totalizando 200 bicicletas que podem ser retiradas, após cadastro, gratuitamente. A gerência do projeto é da Empresa Pública de Transportes (EPT), a mesma que opera o sistema dos ônibus tarifa-zero na cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!