Ajuda
Maria da Penha virtual disponível para mulheres vítimas de violência
Ferramenta vai auxiliar no pedido de medidas protetivas
Mulheres vítimas de violência doméstica agora já podem recorrer ao site para denunciar agressões. A ferramenta passa a funcionar em todo o estado do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (7) pela desembargadora Suely Lopes Magalhães, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do TJRJ, durante a apresentação da ferramenta digital aos juízes de Direito com competência em matéria de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Plantão Judiciário e das Centrais de Custódia.
O encontro foi feito de forma híbrida e contou com a presença do presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; da juíza Adriana Ramos de Mello, membro da COEM; e da presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), juíza Eunice Bitencourt Haddad.
O Maria da Penha Virtual, atual vencedor do Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria “Tribunais”, foi desenvolvido por um grupo de estudantes e pesquisadores do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O ambiente online foi implantado pelo Tribunal de Justiça do Rio em dezembro de 2020, passando a funcionar, inicialmente, somente na capital. Em fevereiro deste ano, a ferramenta foi ampliada para as comarcas de São João de Meriti, Itaboraí e Três Rios e, agora, chega para todo território fluminense.
Dentro da ferramenta, a vítima recebe orientações e explicações de como proceder em caso de violência doméstica. Um botão é disponibilizado para acionar a medida protetiva, que será avaliada por um juiz.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!