Cidades
Máquinas de cartão chegam para ônibus em Niterói
Dispositivos que permitem pagamentos das passagens de ônibus intermunicipais, por meio de cartões de crédito e débito, já começaram a chegar em Niterói, segundo informou uma das empresas de ônibus que circulam no município.
A medida já é fruto da resolução da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), nº 1323 de 12 de novembro de 2018, que garante, a partir de sua data de publicação, prazo máximo para a compatibilização ou substituição da totalidade dos validadores de cada empresa em até 18 meses.
A Auto Lotação Ingá é uma das companhias que já adquiriu os novos equipamentos para toda a frota. No entanto, segundo a empresa, o processo é demorado, não havendo uma data específica para que os equipamentos entrem em funcionamento.
"É importante que fique claro que de fato a implementação é uma vontade nossa e do Governo do Estado. A partir do momento em que todos os equipamentos estiverem instalados, entraremos em contato com as operadoras de cartões. Estamos na fase de desenvolver o projeto", explicou Francisco Soares, um dos diretores da Ingá.
Conforme a portaria publicada no ano passado, os equipamentos validadores deverão ser compatibilizados com as versões mais recentes das especificações NFC (Near Field Communication) e EMV (Europay, MasterCard e Visa) para sistemas de pagamento e aceitação de cartões de crédito, débito e pré-pago.
Ainda no documento, o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Goulart, garante que com a medida haverá maior comodidade e conforto aos usuários dos transportes públicos e será válida futuramente para os transportes municipal e intermunicipal.
Questionado sobre a chegada dos novos equipamentos em Niterói, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Rio (Setrerj), garantiu que apesar das compras terem sido realizadas pela empresa, ainda não há testes sendo executados.
Ainda de acordo com o Setrerj, os novos validadores serão instalados em um futuro próximo - não revelando uma data de início da nova tecnologia.
Além do mais, a RioCard ainda precisa desenvolver um aplicativo que habilite esses meios de pagamentos, explicou o Setrerj, por meio de nota.
Procurada, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio (Fetranspor) ainda não se pronunciou sobre como funcionará o sistema.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!